16 março, 2008

Semana Santa

Neste Domingo de Ramos começa a Semana Santa, onde os cristãos comemoram os sofrimentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações acontecem na semana que vai até o Domingo da Páscoa. Vive-se a lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo: a sexta-feira comemora a morte de Jesus Cristo, o sábado o dia de luto e o domingo a festa da ressurreição.

Domingo de Ramos: esta data celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com seus discípulos. Segundo os evangelhos, ele entrou sentado num burro e foi aclamado pela população que o via como um homem que operava milagres e havia sido enviado por Deus. Hoje, a Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com palmas e ramos proclamando: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". E, os cristãos, manifestam sua fé em Jesus, levando ramos à igreja para serem abençoados pelo padre. Nessa benção, a Igreja implora pela saúde do corpo e da alma dos que moram nas casas onde os ramos serão guardados



Quinta-feira Santa: neste dia destacam-se a Bênção dos Santos Óleos, a Instituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava-pés. Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia. Nesta Ceia, na noite em que vai ser entregue, Jesus Cristo ofereceu ao Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e entregou-os para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.


Sexta-feira da Paixão: nesta sexta-feira, dia em que se relembra a morte de Jesus, nas igrejas católicas não é rezada nenhuma missa, em sinal de luto e de dor. Em muitas localidades do Brasil, os fiéis realizam procissões e encenações dramáticas, em geral nas ruas e praças públicas, representando a Via-Sacra ou Via-Crúcis. Trata-se de uma série de 14 cenas que mostram as diversas etapas do percurso realizado por Jesus carregando a cruz, desde o seu julgamento por Pôncio Pilatos até subir a colina do Gólgota, palavra hebraica que significa calvário ou lugar da caveira, onde se deu a sua crucificação, agonia e morte. No Brasil, a mais famosa representação da Paixão de Cristo realiza-se em Pernambuco, na cidade de Nova Jerusalém, atraindo milhares de pessoas de todo o país.

Sábado de Aleluia: é o sábado anterior ao domingo de Páscoa. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo". Uma das tradições mais conhecidas do Sábado de Aleluia, é a queima ou malhação do Judas, boneco que lembra o apóstolo que traiu Cristo, levando-o à prisão.

Domingo de Páscoa: também chamado de Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.
Obs: em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, que quer dizer passagem: passagem da escravidão à liberdade. A festa conhecida como a páscoa judaica chama-se Pessach e comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito.

Nenhum comentário: