30 março, 2008

200 Anos da Família Imperial no Brasil

O Paço Imperial foi a primeira residência da Família Real
e nela morou D. João VI.














Há 200 anos um fato histórico mudou a história do Brasil. A chegada de D. João VI e sua corte transformaram a principal colônia portuguesa na sede de seu governo.


No princípio do século XIX a Europa foi sacudida por uma guerra longa e violenta. Napoleão, imperador da França, organizou um exército poderosíssimo e invadiu vários países somando vitórias. Quando em Lisboa se soube que vinha aí uma invasão francesa ficou decidido que a Família Real devia partir imediatamente para o Brasil, que nessa época era uma colônia portuguesa. A Corte, a salvo do outro lado do oceano, assegurava a independência. Em 8 de março de 1808 a corte portuguesa, depois de aportar na Bahia em 22 de janeiro e assinar a Carta Régia, instala-se no Rio de Janeiro. Entre as principais realizações de D. João VI no Brasil estavam a Academia de Belas-Artes, Banco do Brasil, Biblioteca Pública, Escola da Marinha, Escola Médica, Imprensa Régia, Jardim Botânico e Teatro Real. As heranças deixadas pela passagem da Família Real no Brasil são inegáveis, sejam elas boas ou más.

Regina Fernandes

Um comentário:

Clair Junior disse...

Não tem mais coisas sobre a Família Real Portuguesa? Se tiver, me avise para mim poder completar meu trabalho de história.