21 abril, 2011

Os Ovos de Páscoa




Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos  com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova.


Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam os ovos de galinha depois de esvaziados da clara e da gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa.
 
Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.


Um comentário:

Victor Gil disse...

Olá querida amiga.
Como vai você? Nunca mais escrever seus poemas que eu gostava de ler. Passei para te deixar o meu beijo, o meu carinho de sempre e uma Feliz Páscoa.
Beijos Regina
Victor Gil