06 abril, 2011

Shiatsu


 
O Shiatsu é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meridianos com os dedos, que tem origem na teoria dos meridianos do corpo da Medicina Chinesa.  

A palavra japonesa Shiatsu significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi").

Segundo a medicina oriental, o caminho para a mente e o corpo saudável depende do equilíbrio da energia, o ki ou energia universal.  Os toques do Shiatsu, além de restabelecem o fluxo energético normal, fortalece o funcionamento dos órgãos. Essa ação conjunta estimula a resistência natural do corpo às doenças.

O Shiatsu é uma técnica muito relaxante, e traz muitos benefícios como diminuição da tensão física e mental, auxiliando também no tratamento de vários desequilíbrios como: dores de cabeça, esgotamento físico e mental; dores musculares e posturais; problemas digestivos; estados emotivos; insônia; mal-estar físico ou psicológico sem causa definida e uma série de pequenos distúrbios.
Apesar dos vários benefícios o Shiatsu não é recomendado para infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou tumores.
 

Nenhum comentário: