18 abril, 2011

O Chocolate



A Páscoa está chegando e automaticamente nos lembramos de chocolate. Aproveitando esse clima de pura tentação vamos saber mais sobre essa guloseima que agrada a quase todos.
 
O cacaueiro, de nome científico Theobroma cacao, é uma planta nativa de uma região que vai do México,  passando pela América Central  até a região tropical da América do Sul, e vem sendo cultivada por pelo menos três mil anos na região.
Desde o início do seu cultivo o cacau é usado como bebida e, depois, como ingrediente para alimentos. A  civilização Maia o cultivava e de suas sementes, fazia uma bebida amarga chamada  xocoatl,  geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço.

Apesar de ter sua origem no continente americano, o consumo de chocolate no Brasil foi introduzido pelos europeus, que já haviam aprimorado sua produção e formas de consumo. A partir do século XIX  algumas fábricas foram instaladas no Brasil. Em Porto Alegre os irmãos alemães Franz e Max Neugebauer, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891. Outras empresas, como Nestlé, Garoto, Cacau Show e Lacta, além de companhias de menor porte, estão envolvidas na comercialização de chocolate no Brasil.

Apesar de ser um pouco calórico, o chocolate possui um valor nutricional bom, por ser rico em flavonóides, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares e possuem ainda minerais que favorecem a concentração. Por isso, ele pode ser consumido, desde que seja com moderação.

Você sabia que:
- nem todos os tipos de chocolate fazem mal à saúde
- 1 tablete de chocolate ao leite tem 950 kcal
- o chocolate possui cafeína e outros estimulantes na sua composição
- as substâncias benéficas do chocolate são os flavonóides, triptofano e ácidos graxos
- o chocolate favorece a liberação de substâncias ligadas à sensação de prazer
- as funções dos oxidantes do chocolate são reduzir a oxidação do LDL-colesterol e consequentemente as doenças cardiovasculares.

Então aproveite a época e  coma chocolate, mas sem exagero... atenção com a saúde!


2 comentários:

Bicha Fêmea disse...

Oi, Regina!
Vim conhecer o seu espaço como "blogueira unida" :)

Esse post me deixou bem estimulada a comer chocolate, hein? Mais até do que já venho comendo... aff..

Se bem que como com mais frequência nessa época mesmo, creio que influenciada pela oferta de ovos e tudo o mais. Depois que passa a Páscoa, esqueço, já que não sou assim chegada num doce... melhor. :D

:*
Lidi

Anônimo disse...

Oi querida!
Muito prazer em conhecê-la blogueira unida! kkkk

Que bom que gostou do Pinto... toda mulher gosta, né? kkkkk... brincadeira!

Ví que vc é minha "vizinha"... moro em SG!

Obrigada pela visita e recadinho!

Beijo! Beijo!