12 março, 2009

Fim de verão












Houve um tempo em que, para mim, o verão era diferente. Tempo de férias escolares, a gente ia à praia pela manhã, um cineminha de tarde e na saída uma volta no calçadão tomando sorvete e batendo perna com os amigos ou o namorado. Lembro-me bem que as mulheres se abanavam com seus leques, em todas as casas os ventiladores faziam parte da decoração, o temporal sempre chegava ao final do dia e à noite não tinha luz, era blecaute geral (havia sempre uma lanterna por perto para essas horas de escuridão).
Hoje em dia os hábitos das cidades mudaram. Com o horário de verão os blecautes praticamente não acontecem mais, os condicionadores de ar refrescam os ambientes deixando a uma temperatura bem agradável e os leques não são mais usados. As chuvas repentinas continuam chegando ao cair da tarde, mas o calor está cada vez mais insuportável! Antigamente não fazia tanto calor! Depois do efeito estufa, aquecimento global, poluição, desmatamentos das florestas tropicais já não temos as 4 estações tão definidas e a temperatura do nosso planeta está só aquecendo.
O jeito então é esperar com ansiedade pelo dia 20 de março, por dias mais frescos, quando o verão acaba e o outono talvez venha aplacar esse calorão intenso que estamos passando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rege bons tempos aqueles das férias escolares. Eu adorava as sessões do Cinema Icarai. bj saudoso