28 dezembro, 2010



Muitos fatos importantes aconteceram em 2010, alguns alegres, outros tristes. Vou deixar aqui aqueles que, de alguma forma, me emocionaram e marcaram para mim o ano que termina.

- no cinema: AVATAR. O épico de ficção científica, em 3D, de James Cameron.

- a tragédia de Angra dos Reis. As fortes chuvas transformaram num cenário trágico um dos principais paraísos turísticos do Estado do Rio. O deslizamento de uma encosta atingiu uma pousada e sete casas na Ilha Grande, na baía de Angra dos Reis, matando pelo menos 19 pessoas. No continente, outras 11 pessoas morreram em outro desmoronamento de terra, no Morro da Carioca, no centro histórico da cidade, totalizando em pelo menos 30 o número de vítimas fatais da tragédia.

- Também no Haiti estampou-se uma das maiores tragédias que as Américas já viram, ao todo, mais de 300 mil pessoas morreram. Na Ásia, enchentes históricas na China, Índia e Paquistão deixaram milhões de pessoas sem água, comida e moradia.

- a morte do escritor português, José Saramago, aos 87 anos .

- caos aéreo: o vulcão Eyjafjallajökull, situado sob a geleira Eyjafjälla, entrou em erupção no dia 20 de março, no sudoeste da Islândia, e a nuvem de cinzas que provocou semeou o caos entre as companhias aéreas europeias, que tiveram que deixar de operar boa parte dos seus voos.

- em abril uma explosão na plataforma petrolífera DeepWater Horizon, no Golfo do México, despejou milhares de barris de petróleo no mar sem parar durante cerca de três meses. O impacto no ecossistema local foi devastadora mancha de óleo criada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México.

- A Copa do Mundo FIFA, na África do Sul foi palco de momentos históricos e de belas imagens. Dessa vez os grandes times favoritos como Brasil, Inglaterra, Italia, França, e Argentina fracassaram e a Espanha se consagra campeã mundial.

- em agosto, o desabamento da mina de San Rosé, no Chile, onde 33 homens ficaram presos por mais de 2 meses em um refúgio a quase 700 metros de profundidade e o resgate de todos, emocionando o mundo. 

- em 9 de outubro, John Lennon completaria 70 anos. Foi uma série de homenagens feitas por fãs em todo o mundo. Em Liverpool, cidade natal do músico, o destaque ficou por conta de um monumento inaugurado pela primeira mulher do cantor, Cynthia, e o filho do casal, Julian. Na Islândia, sua última companheira, Yoko Ono, acendeu a torre "Imagine Peace", memorial que ela dedicou a Lennon.

- ainda na parte artística, artistas do mundo inteiro desembarcaram no Brasil, montaram seus palcos e tocaram seus maiores sucessos em estádios lotados e casas de show. Aqui estiveram Metallica, Rush, Aerosmith, Guns N’s Roses, Bon Jovi, Beyoncé e muitos outros. Para fechar com chave de ouro Paul McCartney levou fãs ao delírio com shows em Porto Alegre e São Paulo.

- No Rio de Janeiro a vitória da polícia na guerra urbana com a tomada do Morro do Alemão.

-  na política o Brasil elege Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente.

-  e no mundo fashion um rápido olhar nos mostra as tendências deste ano que termina: um retorno às décadas do século 20 como o estilo militar, as saias mais godês, peças que imitam lingerie, rendas e transparências e também o estilo contrário, o despojado punk rock. Os tons com cores desde os claros como o nude até uma explosão divertida, tendo o coral como carro chefe. Na maquiagem, valeu para todos os gostos: da cara limpa à boca e olhos bem marcados.

Um comentário:

Victor Gil disse...

Olá minha querida amiga.
Muitas coisas boas, outras nem tanto, outras assim assim. É assim mesmo a vida e os anos que passam um atrás outro. Esperamos sempre o melhor a seguir. Esperamos sempre um futuro sem muitos contratempos, mas vivemos um dia de cada vez.
Um Feliz Ano Novo minha boa amiga, na companhia de todos os que te são queridos.
De mim recebe um beijo, o meu carinho de sempre e a minha grande amizade.
Victor Gil