19 outubro, 2009

Fotografia e Memória



Inserida entre as praias de Icaraí e das Flechas, na cidade de Niterói, a “Pedra de Itapuca” é um monumento de formação rochosa, símbolo da cidade.

Significa em tupi-guarani “pedra-furada” (ita-puca), denominação esta dada devido à antiga formação que tal monumento possuía antes de ser implodido, tendo agora uma formação diferenciada daquela que deu origem ao seu nome.

Diz a lenda que, "a bela índia Jurema, de olhos grandes e pele tostada pelo sol, prometida ao mais forte e bravo de sua tribo, estava na praia, quando se deparou com Cauby, de uma nação desconhecida. Desde então, os dois passaram a ali se encontrar, Jurema cantando e Cauby ouvindo, enlevado, até que os dois amantes foram descobertos e atacados. Cauby foi obrigado a fugir e Jurema, ferida, nunca mais cantou.
Passou-se o tempo e Jurema, na véspera de seu casamento, mais uma vez dirigiu-se à praia. Deu-se então o inesperado: Cauby, emergindo das águas, veio ao seu encontro. Os dois, abraçados, deixaram-se ficar na areia, protegidos pela Lua, até que os guerreiros da tribo novamente os cercaram enfurecidos.
A luta foi desigual e os amantes pagaram inevitavelmente com a vida. Então, Tupã, a pedido de Jacy, a Lua, abençoando o amor de Cauby e Jurema, transportou-os para o interior da pedra onde eternamente se uniram."

2 comentários:

RosanAzul disse...

Oi Regina!! Como vai!?
É sempre uma alegria tê-la em meu blog! Linda tua postagem! Uma bela imagem!! Boa semana! Beijos, Ro

Flavia disse...

ahhh... que linda a lenda, xuxuzinha!!!
como é que vc descobriu isso tudo, hein?
super legal!!!!
adorei
beijos
flavinha