01 agosto, 2008

Um banquinho e um violão – 50 Anos de Bossa Nova
















Há 50 anos atrás, em agosto de 1958, surgia um novo movimento na música popular brasileira, a Bossa Nova, que nasceu com um grupo de jovens que tocava violão e se reunia em Copacabana, na casa de amigos, para escutar música. As letras das canções geralmente eram tristes e melancólicas, de poesia simples e trazia como diferencial o ritmo da batida do violão.
Oficialmente a Bossa Nova começou quando João Gilberto cantou "Chega de Saudade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), e "Bim Bom" (do próprio cantor) no disco "Canção do amor demais".




Chega de Saudade
Composição: Tom Jobim, Vinícius de Moraes

Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai

Mas, se ela voltar
Se ela voltar que coisa linda!
Que coisa louca!
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca

Dentro dos meus braços, os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim,
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim

Que é pra acabar com esse negócio
De você viver sem mim
Não quero mais esse negócio
De você longe de mim
Vamos deixar esse negócio
De você viver sem mim

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Regina!
Os anos 50 fazem parte da arte da vida nossa, e quanto mais esta obra dívina em forma de poesia, muito bem pensado.
beijos de Zen

Anônimo disse...

Olá Regis
Que lembrança maravilhosa! Bons tempos!!!
Bjus
Teresa

Anônimo disse...

Regina
É verdade, lá se vão 50 anos! Foi uma época genial. Parabens pela belissima postagem.
Bj
Paulo

Sole disse...

Oi Regina, gosto muito dessa poesia toda dessa época

beijo