13 agosto, 2008

Psicodrama
















Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, de origem judaica (sefardine), nasceu em 1889, na cidade de Bucareste (Romênia). Aos cinco anos de idade mudou-se para Viena, com a família (1895). Fez faculdade de medicina, clínica de psiquiatria em Viena, onde conheceu Freud. Teve uma intensa vida religiosa e fundou com amigos, um grupo que expressava sua rebeldia diante dos costumes estabelecidos - se intitulavam seguidores da "Religião do Encontro”. Em 1914 fez um trabalho com prostitutas vienenses, utilizando técnicas grupais, conscientizando-as de sua condição e criando uma espécie de sindicato.
Interessou-se pelo Teatro onde, segundo ele, "existiam possibilidades ilimitadas para a investigação da espontaneidade no plano experimental". Fundou, em 1921, o Teatro Vienense da Espontaneidade, experiência que constituiu a base de suas idéias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. A proposta deste teatro era a de criar uma representação espontânea, sem texto pronto e decorado, com os atores criando no momento e assim relacionando-se com a platéia. A partir daí ele criou o "jornal vivo", em que dramatizava as notícias do jornal diário, junto com o grupo participante, lançando naquele momento as raízes do Sociodrama. Ao trabalhar com os pacientes do hospital psiquiátrico criou o Teatro Terapêutico, e neste o "Psicodrama Terapêutico"; começou a trabalhar com casais, sendo aqui o embrião do psicodrama de casais e de família.
Em 1925 emigrou para os EUA. Dois anos depois fez a primeira apresentação do Psicodrama fora da Europa. No ano de 1931 introduziu o termo Psicoterapia de Grupo, e este ficou sendo o ano verdadeiro da união de Psicoterapia de Grupo Científico, embora as fundamentações e experiências terem iniciado em Viena. Moreno morreu em Beacon, em 1974, aos 85 anos de idade e pediu que em sua sepultura fosse gravado as seguintes palavras: "Aqui jaz aquele que abriu as portas da Psiquiatria à alegria".

O Psicodrama é um método científico de investigação e intervenção social, que utiliza recursos cênicos e dramáticos como ferramentas de objetivação de subjetividades, por meio da ação dramática e criação artística – a dramatização.
A partir de sua crítica ao tradicional de ciência, Moreno buscou criar uma “ciência das relações sociais”. Para tanto, seu objeto de estudo era a intercessão entre o indivíduo e o coletivo. Numa tentativa de superar as dicotomias do modelo científico hegemônico, tanto do ponto de vista teórico, como metodológico e técnico, buscou sua inspiração num teatro novo, onde as cenas da vida cotidiana protagonizassem um tipo de teatro interativo e baseado na improvisação. Dessa forma, nasceu o Psicodrama.
No Brasil, o psicodrama é introduzido progressivamente através de técnicas parciais ao longo dos anos 30, consolidando-se como método psicoterápico somente a partir da década de 60.

Regina Fernandes

4 comentários:

Anônimo disse...

Aeeeeeeeeeeeee Moreno é o cara!!!
Beijocas

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima. Ele é um espetáculo!
beijos
Teresa

Anônimo disse...

olá!
estou terminando minha formação em psicodrama..moro em Brasilia..e teva aqui na web procurando subsidios para um jornal vivo que coordenarei...daí encontrei seu blog!
parabéns!!
muita luz pra ti!!!
Giselle Gertrudes

Pedro Siqueira disse...

Muito interessante o texto! Fiquei curioso para saber mais.Tratei de relações entre psicologia e teatro também num texto no meu blog:

http://criticacomportamental.blogspot.com/2011/05/teatro-comportamental.html

abraços