28 julho, 2008

Os Jogos Olímpicos de Beijing














Os jogos da 26ª Olimpíada dos Tempos Modernos serão realizados em Pequim (República Popular da China) de 06 a 24 de agosto de 2008.

Vamos saber um pouco sobre Pequim:

Nome: Beijing

Língua: Mandarim
(o mandarim é a língua oficial, mas o cantonês também é bem conhecido, afinal, é falado em Hong Kong, Cantão e Macau - a escrita é feita com ideogramas que são colocados lado a lado para dar outros significados).

População: 17.200.000 (aproximadamente)
Fuso horário: 11 horas a mais que Brasília
Temperatura em agosto: mínima 20º e máxima de 29º

Atrações turísticas de Pequim e nas proximidades da cidade: Cidade Proibida, Grande Muralha da China, Templo do Céu, Templo do Sol, Templo de Confúcio, Parque Beihai, Zoológico de Pequim, Rua Wangfujing, Shichahai, Parque Jingshan, Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial), Museu Nacional, Salão do Povo, Ponte Marco Polo, Mausoléu de Mão Tsé-tung, Parque Badachu, Palácio de Verão, entre outros.


A China gastará cerca de U$ 34 bilhões nas Olimpíadas, sendo que mais de 60% será no saneamento básico e em projetos ambientais. Ao todo 130 mil pessoas trabalharão na Olimpíada de Pequim e vestirão as roupas que trazem símbolos da tocha, os uniformes serão compostos por calça cinza e camisetas nas cores vermelha, azul e cinza.



Os mascotes:
Os Fuwa (em Chinês 福|娃) consistem de cinco membros que incorporam peixe, panda-gigante, fogo, chiru e andorinhas, que correspondem aos 5 elementos da filosofia chinesa: água, metal, fogo, madeira e terra. Cada Fuwa possui como sua cor primária uma das cinco cores da Bandeira Olímpica. Os cinco Fuwa são chamados de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying, e Nini. Quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Pequim recebe você".

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida!
Como vai você?
Li suas reportagens, é isso ai... Pequim nas Olímpias.
Imagina os portugueses,vai ser um sarrinho em Pequim.rsrsrs
beijos de Zen