01 fevereiro, 2010

Regulamento para os desfiles das Escolas de Samba/ Grupo Especial -2010



O regulamento para os desfiles e apuração das notas das escolas de samba do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro sofreu algumas alterações neste ano, comparados com o ano de 2009. Duas das modificações são sobre o julgamento das escolas. O corpo de jurados aumentou de 40 no ano passado para 50 em 2010 -cinco julgadores para cada quesito.

Os quesitos julgados são bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo,conjunto, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.

As notas vão variar de oito a dez. No ano passado, a nota mínima era sete, de acordo com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). As notas extremas -a maior e a menor- serão eliminadas. Não é a primeira vez que a liga usa esse método, que já havia sido usado na década de 1990.

No desfile, a diferença é que serão permitidos até seis elementos cenográficos -alegorias sobre rodas, motorizadas ou não- com até duas pessoas em cima. Até o ano passado, o número desses elementos era ilimitado, as escolas podiam usar quantos quisesse, porém, sem nenhuma pessoa sobre a alegoria.

As mudanças no regulamento para os desfiles foram decididas em setembro do ano passado e foram feitas com base em propostas das próprias escolas de samba, de acordo com a Liesa.

Os desfiles do grupo especial do Rio acontecem no domingo (14) e segunda-feira (15) de Carnaval a partir das 21h com previsão para acabar às 3h50.


(fonte: globo.com)

Um comentário:

Heldinha disse...

Ahh que delícia!
Carnaval no Rio é tudo de bom!
Mas, com esse calor, vai ser uma loucura!
beijos querida