26 janeiro, 2010

A figura do Rei Momo




O Rei Momo tem orígem na mitologia grega, ele é filho do sono e da noite e acabou expulso do Olimpo (morada dos deuses) porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.

No carnaval o Rei Momo é quem comanda a folia. Deve possuir uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Momo é o rei do delírio.

No Rio de Janeiro o carnaval brasileiro tem registros da presença do Rei Momo desde 1933. O jornal 'A Noite' representou o rei zombeteiro em forma de um boneco de papelão. O boneco desfilou pelo centro da cidade, foi coroado e a partir daí sempre abria o Carnaval do Rio de Janeiro.

O jornal decidiu, depois disso, colocar um rei representado por uma figura humana e elegeram um redator do jornal para ser coroado como Rei Momo. Seu nome era Moraes Cardoso e foi escolhido por ser um homem muito gordo, característica que se tornou marca registrada dos reis que lhe sucederam, até os dias de hoje.

Moraes Cardoso foi coroado como rei do Carnaval por quase 15 anos, de 1934 a 1948. Participou dos desfiles carnavalescos onde era ovacionado com muitas serpentinas e confetes, além de sempre ser cumprimentado com um "Vive le Roi!" (Viva o Rei, em francês), tanto pelos amigos de redação quando pelos foliões. O redator só deixou de participar da folia após seu falecimento. A partir disso, a escolha do rei do Carnaval foi feita por entidades carnavalescas e jornalísticas, porque a presença do rei havia virado tradição entre os foliões. Uma lei estadual de 1968 oficializou a eleição.

Hoje existe concurso para a escolha do Rei Momo em vários estados do país. Para participação do certame é preciso ser muito simpático e esbanjar alegria, além de pesar no mínimo 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade.


(Fonte: Wikipédia)

2 comentários:

Merciasz disse...

Carnaval sem Rei Momo não é carnaval....Viva a folia!

RosanAzul disse...

Olá amiga REgina! Como vai?
Primeiro gostaria de agradecer teu carinho de sempre no meu blog e dizer-te que tive problemas com meu pc. Portanto minha ausência foi involuntária.
Mas agora está tudo resolvido!! ... Estou de volta com um pc novo! rsrs e aos poucos colocando tudo em dia!
Um grande abraço e um bom domingo!
Ro