06 janeiro, 2010

Dia de Reis – Folia de Reis




No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição católica foi o dia em que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, levaram presentes para o Menino Jesus.
Baltazar saiu da África levando mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
Gaspar partiu da Índia levando incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.


Também é tradição fazer a simpatia das romãs para pedir aos Reis Magos saúde, dinheiro, paz e amor: abra uma romã, retire 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos (Baltasar, Belchior e Gaspar) que você tenha nesse ano que se inicia muita saúde, amor, paz e dinheiro. Depois, pegue 3 das nove sementes e guarde num pedacinho de papel. Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 sementes você deve comer e as últimas três que sobraram você joga por sobre os ombros fazendo o pedido que desejar.




A Folia de Reis – Reisado

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto que no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus, levando as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.
A Folia de Reis foi desenvolvida aqui com características próprias, é uma manifestação de rara beleza e os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.
Os personagens integrantes do grupo da Folia de Reis são pessoas trajando roupas bastante coloridas, sendo eles, o mestre, contramestre, 3 reis magos, músicos e os palhaços que animam a festa e fazem a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.


Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.

O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Régis..Eu acho q o Brasil não dá muito importância( talvez no passado tenha dado mais) ao Dia do Reis.
Algumas cidades do interior e do nosrdete curtem mais, mesmo assim não é muito divulgado.
Pena né?é muito bonito e interessante.
Traços e Laços...ano 3...parabéns

Unknown disse...

oi Rê!

não tenho tido tempo para visitar os blogs, vc sabe que anda tudo agitado por aqui...rs...

o Dia de Reis era comemorado na minha infância, lembro-me de ter festa na casa das minhas avós, hoje ninguém nem sabe.

uma vez estava em Paris no dia 6 de janeiro e comprei uma rosca de reis, vende em todas as boulangeries, quando dei uma mordida levei um susto, pensei que tinha uma pedra dentro, quando tirei da bôca para ver, era um dos 3 reis, foi uma bela surpresa.

muito sucesso para o blog, muita inspiração para vc!

beijo
Ju