09 dezembro, 2009

A Orígem do Panetone




Uma receita de origem italiana bastante conhecida no Brasil, o panetone provém de uma história de amor.


Conta a história mais famosa sobre a criação do panetone, que um jovem morador da cidade de Milão no século XV, apaixona-se pela filha de um experiente padeiro chamado Toni. Buscando uma maneira de surpreender o pai da moça, que não aceitava o namoro, ele resolveu disfarçar-se de ajudante de padaria para aprender o ofício e quem sabe, criar uma receita maravilhosa que pudesse impressionar o pai da sua amada.
O jovem aprendeu a arte e inventou um pão de muita delicadeza, moldado em formato de cúpula de igreja. A iguaria agradou o exigente Toni, que passou a comercializá-la em sua padaria. O pão ficou conhecido como “pane di Toni” (mais tarde virou panetone) tornou-se destaque pelo seu tamanho incomum para a época, pelo seu sabor e por apresentar, no seu ápice, a figura moldada de uma cúpula de igreja.


Milão, cidade localizada ao Norte da Itália, foi a grande irradiadora da tradição de consumir panetones nas festas natalinas estendendo-se mais tarde para as cidades do sul da Itália e depois para os demais países do mundo.
Nos últimos anos os panetones tradicionais vem dividindo espaço nas prateleiras com panetones recheados de mousse de chocolate preto e branco, floresta - negra, sorvete e as duas últimas invenções doce de leite e goiabada.
A invenção do jovem italiano se adaptou aos gostos brasileiros e virou febre no nosso natal.

2 comentários:

Flavia disse...

si num tiver panetone...
Papai Noel num passa!!!

bjos
flavinha

Tais Luso de Carvalho disse...

Regina, adoro panetone, aquele perfume... e adorei saber sua história. Obrigada, amiga, aqui ficamos sabendo de muitas coisas.

Uma noite feliz, com muitos panetones!

meu carinho
tais luso