06 dezembro, 2009

A lenda de São Nicolau



A lenda do Papai Noel no Brasil foi inspirada em uma figura de um santo da Igreja Católica, São Nicolau de Mira.

Ele nasceu cerca de 270 d.C (século III) em Patara, uma cidade portuária da Turquia (Ásia Menor) e faleceu em 6 de dezembro de 342 e é neste dia que é celebrado pelo calendário romano.

São Nicolau, Bispo de Mira na Lícia (hoje Turquia) teve seu nome difundo primeiro no Oriente e depois em toda a Igreja. É padroeiro da Rússia. No Ocidente é venerado de modo especial na França, Alemanha, Inglaterra e Irlanda. Suas relíquias foram levadas para Bari, na Itália, onde há um templo em sua honra.

São Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Temos um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir as autênticas das abundantes lendas que surgiram sobre este santo muito popular, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes.

Um comentário:

Merciasz disse...

Enfim..é Natal!bj