04 novembro, 2009

Dicas para o verão 2010



Verão é época de temperatura elevada, dias mais longos, maior exposição ao sol, aumento da transpiração e perda de água e sais no nosso organismo, por isso recomenda-se a ingestão de alimentos naturais e leves várias vezes ao dia.

Para evitar a desidratação deve-se tomar, no mínimo, três litros de líquido por dia. É recomendada a ingestão de água e sucos naturais, que não acarretam a sensação de “barriga pesada” como acontece quando há o consumo de refrigerantes e outras bebidas gaseificadas.

As saladas cruas são excelentes opções e devem ser temperadas com azeite, vinagre e limão.

Para a lavagem adequada de frutas, legumes e verduras, usar água tratada ou fervida. Eles podem ser mantidos, durante uma hora, em mistura de água e algumas gotas de hipoclorito de sódio ou vinagre, com enxágüe adequado depois.

Para ajudar a manter a pele saudável, é recomendável a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, que têm propriedades antioxidantes. Eles estão principalmente presentes em frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Já para ter um bronzeado mais intenso, a dica é apostar em alimentos com betacaroteno. Esses alimentos estão presentes na cenoura, abóbora, damasco, laranja, mamão, manga e pêssego.

E não se esqueça de usar os filtros solares todos os dias. Existem vários tipos, adequados para todos os tipos de pele.

3 comentários:

Victor Gil disse...

Olá Regina.
Boas dicas para o Verão, mas o nosso ainda agora acabou. Mas o vosso está quase à porta não é?
Nós pelo Natal á lareira e vocês na praia. Mas não tenho inveja. Acho que o Natal sabe melhor ao calor da lareira.
Beijos amiga
Victor Gil

Merciasz disse...

Régis...e dá-lhe água!

Unknown disse...

oi Rê!

eu nunca esqueço o filtro solar e a água de côco!!!

e dá-lhe praia!!!!

esse marzãodemeudeus é pra nós!!!!

beijos
Ju