16 novembro, 2009

A Compulsão Alimentar Noturna




A Compulsão Alimentar Noturna é um distúrbio pouco divulgado, que gera uma necessidade de comer durante a madrugada e caso o indivíduo não o faça, torna-se incapaz de dormir. Durante o dia, o trabalho e os compromissos fazem com que a atenção se volte para outros interesses, mas quando a noite se aproxima, a imagem dos alimentos vem à mente e torna-se quase impossível evitá-los.

Essa síndrome é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão de 50% do consumo diário da alimentação no período noturno, após as 19:00h.

Além da fome que se manifesta de forma voraz à noite, a síndrome ainda apresenta alguns sintomas como: ganho de peso, insônia, fadiga, sonolência no decorrer do dia, anorexia matinal, irritação, dores de cabeça, ansiedade, indisposição, descontrole emocional e desconcentração, hipertensão, diabetes e colesterol.

Algumas regras para reduzir a fome noturna:

- Nunca pule uma refeição: a falta de nutrientes faz com que o organismo clame por alimentos e a sensação de fome torna o indivíduo menos capaz de selecionar o que vai comer e de regular a quantidade de ingestão calórica.

- Mantenha em casa alimentos leves: mesmo que não se pule nenhuma refeição durante o dia, algumas pessoas sentem mais fome durante a noite e esta sensação pode ser conseqüência de seu metabolismo. Não estoque em casa alimentos calóricos, pois ao sentir vontade de comer você não terá acesso a este tipo de alimento.

Faça alguma atividade física: a realização de exercícios físicos é uma excelente maneira de controlar o estresse e oferece ao indivíduo uma sensação de bem-estar que o acompanhará até a hora de dormir.

Alguns especialistas e estudiosos desse problema acreditam que deve haver relação entre a síndrome e o nível de estresse da pessoa, além de problemas emocionais. Porém, é importante buscar auxílio médico assim que for notada a troca dos horários em que o organismo libera a sensação da fome e não somente quando o problema já estiver em estágio considerável.

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente post, sabe que ás vezes me levanto de madrugada para comer?
Não é todos os dias, está longe de ser uma rotina, mas que ás vezes acontece, lá isso acontece!

Beijinhos,
Ana Martins

Tais Luso de Carvalho disse...

Regina, lendo essa tua ótima postagem, lembrei que na semana passada fui ao supermercado para comprar algumas coisas, apenas. Amiga, trouxe 5 vezes mais coisas do que precisava, e muita ‘porcaria’. Aquelas coisas que não alimentam, mas que são gostosas.

Quando passei pelo caixa e vi tudo o que tinha gastado, e inutilmente, jurei nunca mais fazer rancho. O certo é comprarmos para no máximo 3 dias. Aí é que começamos a comer mal. Os supermercados oferecem uma gama de coisas que não precisamos, que não são saudáveis. E compramos por compulsão e por ansiedade. É claro que quando estocamos, mil calorias vêm: docinhos, cucas, salgadinhos...

Senti naquele dia a compulsão por comprar. Belo texto, amiga.
Meu carinho.

Tais luso

RosanAzul disse...

Bom dia REgina! Como vai?
Bela postagem. Assunto interessante e muito importante.
Parabéns!
Uma semana iluminada!
Abraços,
Rosana