07 setembro, 2009

"Portugal Pequeno" (Niterói)


























A Ponta d’Areia é um bairro tranquilo, colorido e interessante de Niterói, também conhecido como “Portugal Pequeno”. Fica perto do centro da cidade, foi ocupado por migrantes portugueses e é caracterizado por ser um local onde existem muitas embarcações de pesca, que dali partem para alto mar.
A presença de estaleiros é uma constante na Ponte D’Areia, lá se encontram em atividade os estaleiros Mauá, Mac-Laren e Cruzeiro do Sul (este pertencente ao Governo do Estado - responsável pela manutenção das barcas que interligam Niterói ao Rio de Janeiro).
O comércio é especializado em produtos náuticos e oficinas afins, mas também merece destaque o “Mercado São Pedro”, especializado na comercialização de peixes e crustáceos que atrai clientes até de municípios vizinhos.


5 comentários:

Merciasz disse...

Quero conhecer Portugal pequeno!

Baú da Silzinha disse...

Amiga, eu não digo sempre que Nikity e Floripa são muito parecidas? Esse lugar (Portugal Pequeno) tem a cara cá da Nossa Senhora do Desterro.
Mais um lugar que vocês não me levaram. Ah danadas! Preciso ver isso de perto.
Lindo!
O exílio continua, não respeitando nem feriadão.
Mas, fazer o quê? Vamu qui vamu.
Beijo grande

Juju disse...

que lugar lindo, tem um ar romântico...

tem coisas maravilhosas a nossa volta, basta querer olhar para ver, né?

beijos
Ju

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conhecer esse pequeno e tranquilo bairro de Niterói, agora em julho/2010. Realmente um encanto. A igrejinha, o bar do Marcelo, muito legal !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

António Gavina
Nasci em Niterói e vivi na Ponta DÁreia até aos 15 anos. Adoro esse recanto português e tenho muitas saudades daquele tempo de criança. Obrigado.