16 setembro, 2009










Simone Lucie-Ernestine-Marie-Bertrand de Beauvoir nasceu em Paris, em 1908. Escritora e feminista foi uma das vozes mais atuantes e autorizadas no século 20, quase um emblema. Casada com o filósofo Jean-Paul Sartre, seu companheiro de toda a vida fez parte de um grupo de filósofos-escritores associados ao existencialismo - movimento que teve enorme influência na cultura européia de meados do século passado, com repercussões no mundo inteiro.



















Em 1949 publicou “O Segundo Sexo”, pioneiro manifesto do feminismo, no qual propôs novas bases para o relacionamento entre mulheres e homens. “Os Mandarins” é de 1954, nesse mesmo ano, Beauvoir ganhou o prêmio Goncourt.

Ela e Sartre visitaram o Brasil entre agosto e novembro de 1960. Sempre tiveram marcada atuação política, manifestando-se contra o governo francês por suas intervenções na Indochina e na Argélia, contra a perseguição dos judeus durante a Segunda Guerra, contra a invasão americana do Vietnã e em muitas outras ocasiões.

Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986.
Entre seus muitos livros, vale ressaltar O Sangue dos Outros (1945), Uma Morte Muito Suave (1964) e A Cerimônia do Adeus (memórias da vida com Sartre, 1981).

Nenhum comentário: