29 setembro, 2009

A água: fonte da vida!


A água é um dos principais elementos para a vida no nosso planeta ( daí a frase “água fonte de vida”), senão o principal, ela é essencial para a nossa saúde, tendo diversas funções como transportar pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos; transportar também outras substâncias, tais como hormônios, enzimas e células sanguíneas; é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina. Outro benefício da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas. Ela é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo e também é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.

Sabemos então que a água é o constituinte mais importante do corpo humano: representa entre 45 a 75% do peso corporal. Esta variação depende:
- do sexo: relativamente à mulher o homem tem mais 15% de água corporal total, a qual constitui 60% do peso; a diferença entre os sexos é devida ao maior teor de gordura habitualmente presente nas mulheres.
- da idade: as crianças têm, em relação ao volume corporal, maior percentagem de água corporal total que os adultos. Ao nascer, representa cerca de 75% do peso do corpo, diminuindo com a idade.
- da constituição física: esta variação resulta da quantidade de gordura, a qual contém relativamente menos água do que o tecido muscular, contribuindo para o peso sem um aumento proporcional no volume total de água. Assim, as pessoas obesas tendem a ter menor percentagem do peso corporal constituído por água.

Uma redução de somente 2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa?

Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79% e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para 16 copos de água por dia.

O nosso cérebro é constituído por 85% de água e é por este motivo que existem muitas dores de cabeça que deixariam de existir com um pouco mais de água, principalmente nas mulheres. Não existindo água suficiente para o seu funcionamento o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta, fantástica a forma de funcionamento do nosso organismo.

Você não pode imaginar o que 8 a 10 copos de água por dia podem fazer para eliminar muitas indisposições.

Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor.

E você já bebeu água hoje?

Um comentário:

Merciasz disse...

Régis...sua "casinhblog" está uma graça.vc estava inspirada qdo refez a decoração.
Até a bonequin da do Jiló apareceu!!legal!
bj
e vamos tomar água...vou colocar um post sobre isto na Jiló...

bj