24 junho, 2009

São João Batista – Padroeiro da cidade de Niterói





















Eu adoro esta época do ano. Estamos em meio à temporada de festas juninas e Niterói homenageia São João Batista, seu santo padroeiro, hoje dia 24 de junho, com feriado, muita alegria, dança da quadrilha, sanfoneiro, forró, quentão, novenas e missas por todos os cantos da cidade.

Homenageado em junho, mês de noites frias e estreladas, São João é lembrado com festas inspiradas nos hábitos e costumes das comunidades do interior, sem faltar a culinária e os trajes típicos. Para agradar ao santo, a população se reúne em volta da fogueira para saborear batata doce, aipim e milho verde assados na brasa, canjica, pé-de-moleque, broa de milho e outros quitutes que nos remetem à tranqüilidade e à simplicidade da vida no campo.

Para os católicos, a fogueira, considerada o maior símbolo das comemorações juninas, tem origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

São João também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Outros símbolos que nos remetem ao nascimento de São João são o carneirinho e o mastro que ele carrega, a capelinha, a palha e galhos de manjericão.



Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração.

Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...

3 comentários:

Victor Gil disse...

Oi amiga.
Aí como aqui, S. João é um grande folião. Engraçado que as tradições de aqui são também aí festejadas com a mesma devoção religiosa e a mesmas festas pagãs. Só as comidas não são identicas. Por aqui é mais Sardinha Assada, churrascos e muito vinho tinto.
No final não somos assim tão diferentes como gerações nos fizeram fazer crer. Já vai sendo tempo de estarmos mais unidos. Afinal temos a mesma língua, nalguns casos as mesmas raízes, numa mistura extraordinária de raças, que se transforma nas coisas mais belas do mundo.
Outra coisa que é diferente: Aí começa o Inverno e é a noite mais pequena, aqui começa o Verão e é a noite mais longa. Estava tentado a ir para aí, porque gosto do tempo assim um pouco mais para o fresco.
Beijos querida amiga.
Victor Gil

Merciasz disse...

Régis, me lembrei de minha infância em Jacareí...
Tudo muito simples, mas cheio de coisas boas , de energia positiva.
bj

Márcia(clarinha) disse...

Que delícia o som a fogueira estalando e alegria das musicas comemorando mais um São João...
Não sabia que São João era padroeiro de Niterói, mais um bom motivo para comemorar, né?

lindo dia flor querida
beijos