19 junho, 2009

Jornalismo X Diploma

















O Supremo Tribunal Federal decidiu na quarta-feira (17/06) que para se atuar como jornalista não é obrigatório ter curso superior em Jornalismo. A decisão não acaba com o diploma só com a exigência dele. Portanto, as empresas de comunicação é que vão decidir se o dispensam ou não na hora de contratar.

Tenho acompanhado as discussões sobre essa decisão e, sem dúvida alguma, esse é um assunto muito polêmico. Não sou jornalista, mas sou a favor da obrigatoriedade do diploma apesar de saber e valorizar a liberdade de informação prevista constitucionalmente. Com certeza um certificado não é certidão de competência, mas acho deplorável que no Brasil a falta de qualificação seja garantida pela justiça. O conhecimento teórico e as técnicas são necessárias para a formação profissional e isso, para mim, se aprende através da formação acadêmica. A prática vem aperfeiçoar o conhecimento.

2 comentários:

Flavia disse...

é incrível como um magistrado pode votar a favor da instinção do diploma para uma categoria profissional!!!

que se ache um meio para regulamentar os jornalistas não diplomados, mas que não se elimine a necessidade de qualificação dos profissionais que atuam na área

diploma é um filtro necessário no processo organizacional de qualquer entidade profissional

profissional sem diploma é o mesmo que indivíduo sem certidão de nascimento... existe mas não tem registro!!!

a meu ver, mais um absurdo do judiciário!!!

Márcia(clarinha) disse...

Também acho um absurdo judiciário...
Há de se recorrer.

lindo dia flor querida
beijos