11 junho, 2009
















A comemoração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira a seguir à Festa da “Santíssima Trindade” que por sua vez acontece no domingo depois de Pentecostes.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, mas o decreto de Urbano IV teve pouca repercussão porque o Papa morreu em seguida. Porém ela se propagou por algumas igrejas, como aconteceu na diocese de Colônia na Alemanha, onde o Corpus Christi é celebrado desde antes de 1270.

Surgiu pois na Alemanha, pela primeira vez, esta tradição religiosa do mundo cristão que se difundiu depois em França, Itália e chegou a Roma onde é encontrada desde 1350. Em Portugal, parece que remonta ao século XVIII, tendo-se instituído no país como tantas outras crenças e tradições religiosas que a Religião dominante (do Vaticano) cultiva no Mundo Ocidental.

Um comentário:

Unknown disse...

nem me lembrava do feriado...rs... estou na parte da Alemanha que era socialista, em toda a cidade de 100 mil habitantes só tem 2 igrejas católicas

e pelo que escreveu a tradicao comecou aqui.