29 junho, 2009

Dia de São Pedro















Uma das maiores festas religiosas de Niterói é em homenagem a São Pedro. Ela acontece no bairro de Jurujuba – que significa, em Tupi, aju(r)-juba “papagaios amarelos”.
Este bairro é predominantemente ocupado pelos pescadores, um dos mais tradicionais do estado, e que organiza anualmente a procissão marítima em louvor a seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho.

Esse ano a comemoração terá missa, procissão marítima, louvores e festa junina com casamento na roça, shows e barracas com pratos típicos e diversões.
No Dia de São Pedro, a programação religiosa começa às 5h com salva tiros, missa campal, celebrada pelo arcebispo de Niterói e procissão terrestre com os fiéis carregando a imagem do santo até o ancoradouro, de onde partirá a tradicional procissão marítima, com dezenas de barcos ornamentados, tendo à frente uma embarcação com a imagem de São Pedro.

Pedro, cujo nome era Simão, era natural de Betsaida, povoação na Galiléia, às margens do lago de Genesaré, também conhecido como mar de Tiberíades. Era filho de Jonas e pescador de profissão. Tinha juntamente com seu irmão André e com Tiago e João, uma pequena frota de barcos pesqueiros.
Simão era de temperamento autoritário e impulsivo, mas era também franco, bondoso e extremamente generoso. E Jesus, que era um exímio "conhecedor" de homens, após olhar longamente para ele diz: "a partir de hoje você vai se chamar Pedro". Mudar o nome para outro mais significativo era freqüentemente mudar de orientação e de modo de viver. E foi assim que Simão, o pescador da Galiléia, deixou para trás toda uma história de vida e iniciou outra vida e uma nova história: agora não mais como Simão, mas como Pedro, o pescador de homens.

3 comentários:

Merciasz disse...

e ainda ganhou a chave da porta do céu!

Juju - ano IV disse...

ontem, sem querer, encontrei com São Pedro logo cedinho, contei lá no blog

beijo
Ju

Márcia(clarinha) disse...

Também aniversário do meu irmão que se chama João Pedro, lógico, rsss

lindo dia flor querida
beijos