05 maio, 2009

Lasar Segall




















Lasar Segall nasceu no dia 21 de julho de 1891 em Vilna, Lituânia. Abandonou a terra natal ainda jovem, chegando em Berlim em 1906, onde cursou a Academia de Belas Artes e conquistou inúmeras premiações. Após permanecer três anos na academia foi desligado, pois participou de uma exposição de vanguarda, onde ganhou o prêmio Max Liebermann. Foi para Dresde e lá matriculou-se na escola de Belas Artes local, onde pode manter seu próprio atelier por ser assistente-aluno, assim desfrutou de total liberdade de expressão. Realizou no ano de 1909 sua primeira individual, sua pintura impressionista passa paulatinamente a ser expressionista.
Em 1912 veio ao Brasil e no ano seguinte expôs suas pinturas com conotação tipicamente moderna, em São Paulo e Campinas, porém foi friamente recebido pelos críticos. Logo em seguida Lasar foi à Alemanha por motivos de saúde e por ser cidadão russo ficou num campo de concentração, dois anos depois conseguiu autorização para voltar a Dresde onde publicou três álbuns de gravuras. Realizou exposições individuais em Hagem (1920), Frankfurt (1921) e Leipzig (1923).
Aos 32 anos já tinha um estilo pessoal, se expressava com o auxílio de um desenho anguloso e de um colorido cru e forte, deformando o corpo humano para melhor externar as paixões e sentimentos.
A partir de 1923 voltou ao Brasil (São Paulo) onde realizou imensos murais para a decoração do Pavilhão de Arte Moderna. Em 1927 Segall naturalizou-se brasileiro e começou a esculpir. Depois de uma exposição de sucesso em 1931, em Paris, passou a residir em São Paulo, onde morreu no dia 2 de agosto de 1957.
Segall foi um dos fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna - SPAM (1932) da qual se tornou diretor até 1935.
Dez anos após sua morte a casa onde morava na Vila Mariana (SP) é transformada no Museu Lasar Segall.

3 comentários:

Márcia(clarinha) disse...

Grande artista tão bem lembrado por você.

Querida, adorei o novo lay, casa clara, alegre, sua cara.

lindo dia flor
beijos

Teresa disse...

Rege que lindo que ficou! Chique!
Bjs

Victor Gil disse...

Um pouco de história contemporânea do Brasil e dos seus artistas. É sempre bom o conhecimento. Obrigado pelas tuas aulas. Fiquei a saber mais um pouco sobre a arte do teu país.
Beijos
victor Gil