03 maio, 2011

O Estilo Vintage


O estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas (anos 20, 40, 50, 60, 70, 80). Para compor um look vintage veja primeiro qual a década que mais combina com você e escolha suas peças: calças com cintura alta, blusinhas balonê, cintos demarcando a cintura, laços de fita, flores, o estilo Chanel, batons vermelhos, corseletes, vestidos soltinhos, sapatilhas, calça cigarrete, colares longos, estilo militar ou saias rodadas. Minha década favorita e de inspiração é a década de 60 no Brasil. 

Mas você sabe a origem da palavra vintage?  
A sua origem ou significado vem de “vint”  relativo à safra de uvas  e "age" de idade. Vintage é uma designação aplicada a colheitas de uvas, como para o vinho do Porto, em que as condições de produção, colheita, estágio e outros fatores de produção contribuem para uma qualidade excepcional.  Assim, o termo vintage foi acolhido pelo mundo da moda para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios.

Mas não confunda vintage com retrô!
Vintage é uma peça que mesmo possuindo várias décadas continua em perfeito estado de conservação. Precisa-se pelo menos de duas décadas para ser dado o nome de vintage. Já retrô é um relançamento de uma moda, ou seja, uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 20/ 40/50/60...

O termo vintage também é utilizado para objetos e coisas, ou seja, artigos de interesse para colecionadores, tais como guitarras, contrabaixos, aparelhos de som, carros, armas e facas.
Para os colecionadores, quanto mais antigo melhor.


3 comentários:

Luzia Lira Pedagoga disse...

Adorei a explicação sobre vintage. Não sabia direito o que era.


Bjos Luzia Lira

Unknown disse...

oi Re, que post interessante, é legal esclarecer os termos que se usa por ai, as pessoas costumam confundir tudo, esse texto está bem claro.

eu gosto de algumas peças vintage de vez em quando no meu guarda-roupa, principalmente dos anos 70, as estampas, afinal foi a época da minha juventude e me atrai muito.

adoro rendas, fitas e fricotes, só que acho que não combina mais com a minha idade nem com o meu estilo de vida atual, mesmo assim fico encantada.

beijo
Ju

doces abobrinhas disse...

eu amo tudo que é vintage, acho que eu to virando vintage, rs!
te encontrei la no blogueiras unidas
um bj doce e apareça nas abobrinhas
roberta
www.docesabobrinhas.com