05 janeiro, 2011

Dia de Reis



O Dia de Reis (6 de Janeiro) assinala a data em que Jesus Cristo, recém nascido, recebeu a visita dos 3 Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar).
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

No Brasil, em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

Neste dia então, encerram-se para os cristãos os festejos natalícios, quando são desarmadas as árvores, os presépios e retirados todos os enfeites natalícios.

Um comentário:

Heldinha disse...

Oi amiga,

Começando o ano de pé direito!
Feliz 2011 com muitas alegrias e amor.
Como sempre seu post está perfeito!
Adorei!
Beijos