11 abril, 2010

Diego Velázquez


La Familia de Felipe IV ( 1656)
Mais conhecida como As Meninas esta obra é uma das mais importantes e a mais famosa. Utilizou sua iluminação característica, introduziu um auto-retrato e sua técnica de quadro dentro do quadro.



Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha, nasceu em Sevilha, no dia 6 de Junho de 1599 e faleceu em Madrid no dia 6 de Agosto de 1660.
Foi um artista individualista do período barroco contemporâneo e importante como um retratista. Desde o primeiro quarto do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas e impressionistas, em especial Édouard Manet.
Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras européias e plebeus, culminando na produção de sua obra-prima, Las Meninas (1656).
Os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandês Francis Bacon homenagearam Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas.


(fonte: Wikipédia)

Um comentário:

Heldinha disse...

Regina,

Obrigado pela sua visita.
Muito triste o que te acontecido
em nossa cidade.
Beijosss

P.S.: Como se coloca a foto aparecendo no coments?

Beijos de novo.