23 abril, 2010

Salve São Jorge!


Esta sexta-feira, 23 de abril, é dia de São Jorge. No Rio de Janeiro ele tem tantos devotos que desde 2008 virou feriado nacional e todos tiram o dia de folga pra prestar a ele suas homenagens.

São Jorge é o santo guerreiro, o dono da espada, o combatente de todo o mal, representado pelo dragão, que tem a lua como moldura e a devoção é alardeada, pintada no próprio corpo, ostentada de todas as formas.

Ele é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte.


Sobre a vida se São Jorge:
Grande mártir é o título honroso que se atribuía, nos livros litúrgicos do catolicismo, a São Jorge pela sua impavidez, coragem e galhardia, com as quais enfrentou duros e prolongados suplícios, antes de ser degolado em 23 de abril de 303, durante o reinado de Diocleciano, na Ásia Menor. Aos 17 anos entrou para a vida militar e pela sua aplicação, capacidade no manejo das armas e excepcional destreza nos torneios de eqüitação, chegou a ocupar cargos importantes no exército romano.
Diocleciano, o imperador romano da época, chamou para coadjuvá-lo no governo do Império Maximiano, que deixou em Roma, Cloro, que transferiu para as Gálias, Galério que foi com ele para a Ásia Menor, na outra sede do Império em Nicomédia, para onde ele próprio se transferiu.
Sabendo Diocleciano dos méritos do jovem oficial Jorge, chamou-o para comandar a corte-prima da Guarda Imperial.
Não obstante os efeitos destruidores da nona perseguição geral contra os cristãos, desencadeada em 274, esses encontravam ainda alguma trégua para reanimar-se e vir a público.
Os quatro monarcas, desta vez associados, decidiram baixar novos editos para exterminar os cristãos. Maximiano e Cloro agiram no Ocidente, Diocleciano, - que a princípio relutara -, e Galério, vibraram a espada da perseguição contra os cristãos no Oriente.
A décima das perseguições gerais, levada a cabo pelos quatro monarcas foi a mais terrível e devastadora de todas. Os historiadores cristãos Lactâncio e Eusébio contam que, quando o edito desta contra os cristãos foi afixado no fórum de Nicomédia, esse pergaminho teria sido arrancado e rasgado por um jovem cristão, cuja identidade não pode ser verificada, mas cuja autoria atribuíram alguns ao tribuno Jorge.
Enfurecido, o imperador Diocleciano mandou despojar o tribuno das insígnias militares e metê-lo na prisão. Depois de vários suplícios - fora atado a uma roda ouriçada de pontas que a cada volta dilacerava-lhe as carnes, raspadeiras com garras de ferro, banho de cal viva, flagelação, fogo em brasa e veneno -, os algozes finalmente decidiram decapitar o corajoso mártir. No Oriente, a devoção ao santo espalhou-se a partir do século V, enquanto que, no Ocidente, desde o século XI graças às Cruzadas. No Ocidente, destacou-se a Inglaterra, onde a devoção ao santo foi tão forte que a Cruz Vermelha sobre o fundo branco de São Jorge, é um dos elementos que compõem o pavilhão nacional britânico, a UNION Jack.
Desde muito cedo, portanto, tanto as Igrejas do Oriente, quanto as do Ocidente celebram em seus calendários a memória-recordação da morte do santo como ocorrida em 23 de abril de 303.

2 comentários:

Anônimo disse...

O melhor dia do ano, pelo menos pra mim. Tive a honra de nascer nesse dia e no entanto tenho o prazer de compartinhar minha felicidade com tanto brasileiros e saber que somos mais que abençoados por esse santo maravilhoso. Salve São Jorge hoje e sempre.
Janise Souza

Coelho Fireman disse...

Salve o dia de São Gorge , Guerreiro Protetor dos anjos Bombeiros Militar de todo o Brasil, como aqui em Natal RN,temos varios devotos Bombeiros militares,e sempre que ecaramos as Ocorrencias de qual quer tipo de gravidades, estraremos sempre, com fé em resgatalos os necessitados. em toda e qual quer ocasião.Salve o dia 23 de Abril.Dia de São Gorge. Salve Gorjeeeeeeeeeee......