Uma das maiores festas religiosas de Niterói é em homenagem a São Pedro. Ela acontece no bairro de Jurujuba – que significa, em Tupi, aju(r)-juba “papagaios amarelos”. Este bairro é predominantemente ocupado pelos pescadores, um dos mais tradicionais do estado, e que organiza anualmente a procissão marítima em louvor a seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho.
Esse ano a comemoração terá missa, procissão marítima, louvores e festa junina com casamento na roça, shows e barracas com pratos típicos e diversões. No Dia de São Pedro, a programação religiosa começa às 5h com salva tiros, missa campal, celebrada pelo arcebispo de Niterói e procissão terrestre com os fiéis carregando a imagem do santo até o ancoradouro, de onde partirá a tradicional procissão marítima, com dezenas de barcos ornamentados, tendo à frente uma embarcação com a imagem de São Pedro.
Pedro, cujo nome era Simão, era natural de Betsaida, povoação na Galiléia, às margens do lago de Genesaré, também conhecido como mar de Tiberíades. Era filho de Jonas e pescador de profissão. Tinha juntamente com seu irmão André e com Tiago e João, uma pequena frota de barcos pesqueiros. Simão era de temperamento autoritário e impulsivo, mas era também franco, bondoso e extremamente generoso. E Jesus, que era um exímio "conhecedor" de homens, após olhar longamente para ele diz: "a partir de hoje você vai se chamar Pedro". Mudar o nome para outro mais significativo era freqüentemente mudar de orientação e de modo de viver. E foi assim que Simão, o pescador da Galiléia, deixou para trás toda uma história de vida e iniciou outra vida e uma nova história: agora não mais como Simão, mas como Pedro, o pescador de homens.
Parabéns Luis Fabiano (chuteira de ouro - melhor artilheiro), Lucio e Kaká (melhor jogador da copa) e a todos os jogadores brasileiros!
Valeu Brasil!
27 junho, 2009
"Quero expressar a esperança por meio de alguma estrela".
As estrelas eram uma das grandes motivações das pinturas de Van Gogh, como vemos na tela "Noite estrelada" de 1889.
Mario Quintana
"...Não é que esteja bancando o modesto. Eu já disse uma vez que a modéstia é a vaidade escondida atrás da porta... Eu não sou modesto, sou isento de tudo. Se alguém me julga "genial", eu penso: está exagerando. Se alguém não me aceita, me escracha, eu acho que é burro. Fico sereno comigo. Isso me faz lembrar os versos de Cecília Meireles, que para mim é a maior poeta brasileira desta metade do século:
Eu canto porque o momento existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: Sou poeta
Fonte: RICCIARDI, Giovanni. Auto-retratos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
25 junho, 2009
Coração de artista malabarista da vida palhaço do amor me equilibrando na sorte na mágica do tempo me desnudo por inteira sem segredos, sem medo da solidão ou da dor.
Eu adoro esta época do ano. Estamos em meio à temporada de festas juninas e Niterói homenageia São João Batista, seu santo padroeiro, hoje dia 24 de junho, com feriado, muita alegria, dança da quadrilha, sanfoneiro, forró, quentão, novenas e missas por todos os cantos da cidade.
Homenageado em junho, mês de noites frias e estreladas, São João é lembrado com festas inspiradas nos hábitos e costumes das comunidades do interior, sem faltar a culinária e os trajes típicos. Para agradar ao santo, a população se reúne em volta da fogueira para saborear batata doce, aipim e milho verde assados na brasa, canjica, pé-de-moleque, broa de milho e outros quitutes que nos remetem à tranqüilidade e à simplicidade da vida no campo.
Para os católicos, a fogueira, considerada o maior símbolo das comemorações juninas, tem origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
São João também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Outros símbolos que nos remetem ao nascimento de São João são o carneirinho e o mastro que ele carrega, a capelinha, a palha e galhos de manjericão.
Chegou a hora da fogueira! É noite de São João O céu fica todo iluminado Fica o céu todo estrelado Pintadinho de balão Pensando no caboclo a noite inteira Também fica uma fogueira Dentro do meu coração.
Quando eu era pequenino De pé no chão Eu cortava papel fino Pra fazer balão E o balão ia subindo Para o azul da imensidão...
Hoje é o primeiro dia do inverno. A palavra “inverno” vem do latim: hibernu, tempus hibernus.
O solstício da nova estação ocorreu hoje às 2h45 deste domingo. Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, isto é, quando a terra recebe a menor incidência do sol. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e em dezembro. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no inverno significa que é o menor dia do ano e a duração da noite é a mais longa do ano.
Então vamos aproveitar o frio e tirar as roupas que estavam escondidas nos armários (aproveite para doar aquelas que não servem mais em você). Use a abuse das botas, echarpes, lenços e das pérolas que estão sempre na moda de inverno. Redescubra aquela receita da vovó e faça sopas e caldos bem quentes. Reuna seus amigos para um fondue e não se esqueça dos vinhos tintos ou brancos que fazem a delícias das noites frias. Aquele chocolate quente também é um ótimo “aquecedor” nessa época. Se você tem medo de engordar com as guloseimas lembre-se: para ser feliz é proibido proibir. Você pode comer de tudo, desde que tenha limites. Aproveite!
20 junho, 2009
No sonolento jardim amanhece no ar ainda sinto o perfume da noite insone visto-me de flor na esperança de que sintas o perfume e deixo a porta aberta enquanto espero o dia que caminha indiferente ao meu desalento...
O Supremo Tribunal Federal decidiu na quarta-feira (17/06) que para se atuar como jornalista não é obrigatório ter curso superior em Jornalismo. A decisão não acaba com o diploma só com a exigência dele. Portanto, as empresas de comunicação é que vão decidir se o dispensam ou não na hora de contratar.
Tenho acompanhado as discussões sobre essa decisão e, sem dúvida alguma, esse é um assunto muito polêmico. Não sou jornalista, mas sou a favor da obrigatoriedade do diploma apesar de saber e valorizar a liberdade de informação prevista constitucionalmente. Com certeza um certificado não é certidão de competência, mas acho deplorável que no Brasil a falta de qualificação seja garantida pela justiça. O conhecimento teórico e as técnicas são necessárias para a formação profissional e isso, para mim, se aprende através da formação acadêmica. A prática vem aperfeiçoar o conhecimento.
Estão provocando muita polêmica as 16 faixas espalhadas pelo bairro de Ipanema (Rio), pela ONG - Projeto de Segurança de Ipanema, para convencer moradores e frequentadores a não darem esmolas nem comprarem mercadorias de camelôs. O apelo, que depende de convencer cada pessoa que circula pelo bairro, não está tendo apoio incondicional, pois a maioria das pessoas acredita na necessidade de haver espaço para os camelôs que forem licenciados pela prefeitura. No entanto são mais rigorosas em suas opiniões no que se refere às esmolas. O que ficou constatado é que apesar de não encontrarem solução para os problemas da comunidade a insatisfação com a desordem urbana que empobrece o bairro é geral.
Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa E pense muito Que é melhor se sofrer junto Que viver feliz sozinho
Tomara Que a tristeza te convença Que a saudade não compensa E que a ausência não dá paz E o verdadeiro amor de quem se ama Tece a mesma antiga trama Que não se desfaz
E a coisa mais divina Que há no mundo É viver cada segundo Como nunca mais
Não te aflijas com a pétala que voa: também é ser, deixar de ser assim. Rosas verá, só de cinzas franzidas, mortas, intactas pelo teu jardim. Eu deixo aroma até nos meus espinhos ao longe, o vento vai falando de mim. E por perder-me é que vão me lembrando, por desfolhar-me é que não tenho fim.
(Cecília Meireles)
15 junho, 2009
Vesti meu vestido de chita vou me levar para passear nos cabelos alfazema para com as estrelas dançar pés descalços sem pensamentos vou colher folhas aos ventos ver o mar de azul cantar vou sentar naquela pedra e esperar a noite chegar.
Regina Fernandes
14 junho, 2009
Neste fim de semana fui assistir à peça "Um Estranho Casal" no teatro Leblon, sala Fernanda Montenegro. É uma comédia do dramaturgo americano Neil Simon (3 temporadas na Broadway e 922 montagens internacionais). A montagem brasileira tem tradução de Gilberto Braga, direção de Celso Nunes e é protagonizada por Carmo Dalla Vechia e Edson Fieschi, além de outros 4 atores.
O texto tem de um enredo simples, com ótimos diálogos e excelentes observações do comportamento humano. O espetáculo conta a história de dois amigos com personalidades diferentes que decidem morar juntos após o fracasso de seus casamentos. As extremas diferenças em suas personalidades os levam a enfrentar vários conflitos que motivam muitas risadas no público.
Quem quiser conferir, aqui no Rio fica em cartaz até agosto.
Para quem quer arranjar um marido, namorado ou namorido... A hora é essa! Todo mundo quer um “cobertor de orelha” e como bem disse Vinícius de Moraes, “não há amor sozinho, é juntinho que ele fica bem”.
Então aí vai uma dica que aprendi quando era menina: pegue uma imagem de Santo Antonio e vire de cabeça para baixo, ou coloque num copo com água, ou ainda retire o menino Jesus do colo dele... rsrsrsrs... coitadinho do santo! Isso está mais pra chantagem do que simpatia. Mas enfim, dizem que os fins justificam os meios (há controvérsias)!!!!!
Mas muita calma nessa hora! Desesperar jamais! Aqueça seu coração, faça suas preces e corra atrás da felicidade.
Santo Antonio de Lisboa tens fama de casamenteiro. se casamento fosse coisa boa ficarias tu solteiro?
Por céus e mares eu andei vi um poeta e vi um rei na esperança de saber o que é o amor ninguém sabia me dizer e eu já queria até morrer quando um velhinho com uma flor assim falou:
O amor é o carinho é o espinho que não se vê em cada flor é a vida quando chega sangrando aberta em pétalas de amor.
(Vinicius de Morais)
11 junho, 2009
Terminou o Fashion Rio depois de uma maratona de 20 desfiles no Píer Mauá, onde as grifes apresentaram as tendências para o verão 2010, com roupas alegres e coloridas bem do jeitinho carioca.
Ombros rasgados, cores fluorescentes, muito azul, fúcsia e amarelo, pregas, vestidos muito curtos, calças e shorts com cintura alta e saias tubinho deram a nota em peças feitas em tecidos brilhantes como viscose ou o náilon e reforçadas com acessórios metálicos e luminosos.
Agora é esperar o frio ir embora e usar o que está na moda e que fica bem para o seu estilo.
A comemoração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira a seguir à Festa da “Santíssima Trindade” que por sua vez acontece no domingo depois de Pentecostes.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, mas o decreto de Urbano IV teve pouca repercussão porque o Papa morreu em seguida. Porém ela se propagou por algumas igrejas, como aconteceu na diocese de Colônia na Alemanha, onde o Corpus Christi é celebrado desde antes de 1270.
Surgiu pois na Alemanha, pela primeira vez, esta tradição religiosa do mundo cristão que se difundiu depois em França, Itália e chegou a Roma onde é encontrada desde 1350. Em Portugal, parece que remonta ao século XVIII, tendo-se instituído no país como tantas outras crenças e tradições religiosas que a Religião dominante (do Vaticano) cultiva no Mundo Ocidental.
09 junho, 2009
Se me queres decifra-me tira-me os véus rompe o casulo onde vivo em solidão abra as portas da paixão liberta os mistérios sem perder o encanto com esse jeito manso que é só seu.
Navegando pela internet encontrei o site americano http://www.sugarstacks.com/blog/ -Sugar Delirium – que nos mostra a quantidade de açúcar escondida em alguns dos alimentos mais consumidos pelos americanos. Fiquei impressionada com a quantidade de açúcar existente na nossa alimentação diária, então selecionei alguns exemplos que deixo abaixo e convido vocês a visitarem o site original.
O Solar do Jambeiro era uma chácara, construída em 1872, na cidade de Niterói, pelo rico comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, onde fixou residência por algum tempo.
O Palacete Barthtoldy ou Solar do Jambeiro, situado no bairro do Ingá, é um exemplo significativo do melhor que havia na arquitetura residencial urbana na segunda metade do século XIX. É um sobrado com dois andares e varandas, todo revestido externamente de azulejos portugueses e telhas de beiral. Seu amplo terreno é todo ajardinado e arborizado.
Visando sua preservação e recuperação o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1974 e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997.
O Solar do Jambeiro, abandonado por décadas (de 1980 a 1990), foi inteiramente restaurado por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos especializados nas diferentes áreas e é hoje um importante espaço cultural da cidade.
06 junho, 2009
O Viradão Carioca é o maior evento da diversidade cultural que o Rio de Janeiro já assistiu. Com o trabalho da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura começou desde ontem, sexta-feira (05/06), uma intensa programação cultural (48 horas) com mais de 300 atrações espalhadas por diferentes pontos da cidade (a maioria gratuita).
Hoje, sábado, a maratona começou às 10h com oficinas e apresentações de teatro e dança, com destaque para o Conjunto de metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Haverá ainda as apresentações de Teresa Cristina na Quadra da Portela, o show de artistas como Rosana, Biafra e Dalton no Planetário da Gávea, entre muitas outras atrações em diversos locais do Rio.
O evento termina no domingo (07/06) onde um dos destaques é a Roda de Choro no Planetário da Gávea e também as apresentações de Gabriel o Pensador, Dudu Nobre, Milton Nascimento, Alceu Valença, Martinho da Vila e Lulu Santos que encerra a programação na Praça XV.
03 junho, 2009
De repente do riso fez-se o pranto Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mãos espalmadas fez-se o espanto. De repente da calma fez-se o vento Que dos olhos desfez a última chama E da paixão fez-se o pressentimento E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente Fez-se de triste o que se fez amante E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante Fez-se da vida uma aventura errante De repente, não mais que de repente.
Este é um blog de variedades e que pretende trocar idéias, divertir, informar, emocionar... Conto com vocês. Participem!
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem" (João Guimarães Rosa)
Amar talvez seja isso... Saber o que o outro fala, mesmo quando ele não diz. (Pe. Fábio de Melo)
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)
A felicidade morava tão vizinha, que, de tolo, pensei que fosse minha... (Chico Buarque)
Rio de Janeiro - Olimpíadas 2016
Quem sou eu.
Mulher, mãe, aquariana, psicóloga de profissão e psicanalista freudiana na prática. Sou praieira, botafoguense e Portela de coração. Nasci em Minas Gerais e sempre vivi em Niterói, minha terra por adoção.
Teatro, música, cinema e literatura são prazeres que me fazem feliz e aqui, neste espaço, gostaria de compartilhar idéias, trocar experiências, palavras, sentimentos e emoções.
Eu sou Regina.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. (Albert Einstein)
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve. E a vida é muito para ser insignificante." (Charles Chaplin)
De manhã escureço
de dia tardo
de tarde anoiteço
de noite ardo.
(Vinicius de Morais)
"O mineiro escuta, espia, indaga, protela, tolera, sorri, escapole, se retarda, faz véspera, tempera, cala a boca, matuta, engabela, se prepara e no fim exclama: Nossa Senhora". (João Guimarães Rosa)
"Ser mineiro é dormir no chão para não cair da cama. Mineiro não dá ponto sem nó. Não conversa, confabula. Não combina, conspira. Não se vinga... Ser mineiro é dizer "uai", é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história". (Fernando Sabino)
Não faça parte dessa história!
"Todas as coisas tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das coisas. Prestar atenção ao que não foi dito, entender as entrelinhas. A atenção flutua: toca as coisas sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza ! Cuidado com o engano do óbvio !" (Rubem Alves)
O poeta tem dupla amarração: na pulsão e no inconsciente de um lado, e do outro, na percepção e consideração da realidade. É por esse motivo que sua arte consente, fala, diz e mente.
Selo Comemorativo (Blog Asas da Liberdade) - Parabéns Rosana Souza! Sucesso hoje e sempre! Obrigada amiga pelo carinho. Adorei!
"Me encante nos mínimos detalhes... me encante com suas mãos, eu quero correr esse risco. Me encante com seus olhos...me olhe profundo, para que eu fique perdida sem saber o que falar..." (Pablo Neruda).
“Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões, (..) Rezaria versos, os mais belos, desses que desde a infância me embalaram e quem me dera que alguns fossem meus! Porque a poesia purifica a alma ...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte — um belo poema sempre leva a Deus!” (Mário Quintana )
"Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida". [Carlos Drummond de Andrade]
"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." (Clarice Lispector)
Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é. (Carl Jung)
O que não escrevi, calou-me. O que não fiz, partiu-me. O que não senti, doeu-se. O que não vivi, morreu-se. O que adiei, adeus-se. (Affonso Romano de Sant'Anna)
Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito. (Clarice Lispector)
Ganhei este selo da amiga Silvana Nunes (Blog "Foi desse jeito que eu ouvi dizer"). Obrigada pelo carinho! Guardo com gratidão!
A loucura é vizinha da mais cruel sensatez. Engulo a loucura porque ela me alucina calmamente. (Clarice Lispector)
Sentir primeiro, pensar depois Perdoar primeiro, julgar depois Amar primeiro, educar depois Esquecer primeiro, aprender depois Libertar primeiro, ensinar depois Alimentar primeiro, cantar depois Possuir primeiro, contemplar depois Agir primeiro, julgar depois Navegar primeiro, aportar depois Viver primeiro, morrer depois. (Mário Quintana)
Campanha da Mamografia.
"Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Prá mais tarde não sofrer É preciso saber viver... (Roberto Carlos)
"Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." (Cecilia Meireles)
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito". (Manuel de Barros)
O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar. (Carlos Drummond de Andrade)
De todas as maneiras Que há de amar Nós já nos amamos Com todas as palavras feitas pra sangrar Já nos cortamos Agora já passa da hora Tá lindo lá fora Larga a minha mão Solta as unhas do meu coração Que ele está apressado E desanda a bater desvairado Quando entra o verão. (Chico Buarque)
... Às vezes abro a janela e encontro o o jasmineiro em flor... (Cecília Meireles)
"Eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica e nenhuma força o resgata.” ( C. Drummond de Andrade).
Essa sou eu! Esse mimo ganhei de minha amiga Mercia Souza, do blog Anarquista Caipira. Obrigada pelo carinho!
Permita que eu volte o meu rosto, para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho, como as estrelas no seu rumo. (Cecilia Meireles)
A resposta certa não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas. (Mario de Andrade)
Direitos Humanos - Por um mundo igual e justo para todos.
Psicologia Clínica
Uma Paixão
...e ninguém cala esse nosso amor, e é por isso que eu canto assim é por ti Fogoooo ! ".
Uma Emoção
Ah, minha Portela quando eu vi você passar, senti meu coração apertado, todo meu corpo tomado, minha alegria voltar...
Em Niterói, sou Viradouro , sou Paixão...
Seja Criativo!
"Tudo pode ser dito, desde que em grego e em versos".(Machado de Assis)