19 fevereiro, 2008

Cerejeiras em flor...


Uma das lembranças de minha infância me chega com as cerejeiras em flor. Eu morava em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e essa árvore marcou minha passagem por esse lugar, que também tem cheiro de goiabada e som das águas da cascata que caíam perto do local em que eu morava.

As cerejeiras só florescem uma vez ao ano e as delicadas flores cor-de-rosa permanecem somente uma semana enfeitando os galhos despidos de folhas. São originárias da Ásia, no Japão são chamadas de “Sukura no ki”. Na época de seu florescimento são realizadas as festividades ao ar livre - "hanami" (que significa “ver as flores”). Os antigos samurais acreditavam que sua vida era tão efêmera como essa flor e que não havia glória maior do que morrer em campo de batalha, cobertos de pétalas de flores de cerejeira.

Regina Fernandes

Nenhum comentário: