02 julho, 2011

O Som dos Anos 60



Uma das bandas que revolucionou o mundo e trouxe o rock para o Brasil foi The Beatles, com músicas escritas por John Lennon e Paul McCartney, como She Loves You, Love Me Do, Michelle, Yellow Submarine e muitas outras mais. Temos ainda as famosas bandas The Rolling Stones, The Who, The Kinks e The Doors, que fizeram e ainda fazem enorme sucesso. 

Vários álbuns que marcaram época foram lançados e entre eles temos o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, lançado em 1967, que é considerado o melhor álbum de toda a história. Outro ótimo exemplo é o The Soft Parade, o quarto da banda The Doors, lançado em 1969. Este álbum apresentou mudanças em relação aos anteriores por apresentar arranjos de metais e cordas. 

Em 1967 aconteceu o primeiro festival de rock do mundo, o Monterey Pop Festival, realizado na Califórnia, que teve sua grande estréia com o guitarrista Jimi Hendrix, Janis Joplin e Otis Redding.

Outro festival que também marcou época foi o de Woodstock realizado nos Estados Unidos, com atrações como Jimi Hendrix, Sly and Family Stone, The Who, Creedence Clearwater Revival, Carlos Santana, entre outras bandas que são lendas do rock mundial. Woodstock se tornou o símbolo da união entre o rock, paz e o amor onde jovens se reuniram aproveitando três dias de paz, amor e música.

Também teve grande destaque a música de Bob Marley, o rei do reggae, cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.

Já no Brasil, a década de 60 foi marcada por uma explosão de talentos que faziam sucesso no cenário musical brasileiro. 

O programa Jovem Guarda apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa começava o movimento do mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço que lhes permitia fazer parte do cenário cultural. Surgiram os Festivais de MPB da TV Record. Foi a época de ouro de grandes compositores e cantores como Vinicius de Morais, Tom Jobim, Edu Lobo, Elis Regina, Chico Buarque, Nara Leão e também marcava presença o Movimento Tropicália, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e os Mutantes. 

A década de 60 trouxe grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo. A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando e as moças bem comportadas atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.


3 comentários:

Victor Gil disse...

Minha querida amiga.
De todos os nomes que falas neste teu texto, não existe um que eu não conheça e que não tenha gostado. Grandes bailes de garagem, de sala ou de associações recreativas se fizeram ao som desses nossos ídolos. Roberto Carlos, como eu gostava de o imitar. Tinha até a mania que tinha a voz como ele rsrsrsrsrs..... e conhecia todas as suas canções.
Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan, Donovan, tantos e tão bons que seria preciso algum espaço para os enumerar todos.
Bonitos tempos, que foram nossos.
Amiga, eu não me esqueci de ti. Nem podia me esquecer de uma das primeiras pessoas a conhecer através deste espaço virtual. Penso até que foste a segunda pessoa através da Solange. E venho muitas vezes ler os teus textos. Tenho saudades dos poemas.
Meu beijo e meu carinho de sempre.
Victor Gil

Flavia disse...

Bons tempos! Apesar de ainda menina me lembro bem que os anos 60 e 70 foram décadas de ouro na música e que marcaram e transformaram a juventude daquela época, a começar com o movimento do rock nos anos 50.
Muito gostoso o passeio pelo artigo!!
bjus
flavinha

dilita disse...

Olá,boa noite!
Grata por suas palavras e visita ao meu blogue. Obrigada também pela promessa de amizade. Breve escrevo,em email.
um abraço,da
Dília Maria.