12 julho, 2011

Hipertensão Arterial X Alimentação




O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos, ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. 

A hipertensão arterial (HTA), conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior incidência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como principais causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras...

Uma pesquisa que foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition indica que o consumo de determinados alimentos, principalmente os integrais é capaz de combater a pressão alta.

Veja as dicas abaixo:
- consumir sempre muitas frutas, verduras, legumes e cereais, principalmente os integrais
- preferir alimentos assados, grelhados ou cozidos
- utilizar óleos vegetais (girassol, milho, canola, etc.)
- ingerir pelo menos 2 litros de água por dia
- preferir leite desnatado
- utilizar queijos com pouca gordura (minas, ricota, cottage, etc.)
- reduzir o sal da dieta
- utilizar temperos na preparação dos alimentos: alho, cebola, limão, azeite doce, temperos verdes, pimentão, noz-moscada, orégano, manjericão, alecrim, etc.

Devem ser evitados:
- alimentos muito gordurosos
- cafeína, chá preto, chá mate e refrigerantes tipo cola
- embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha) e enlatados (presunto, bacon, azeitonas, picles, catchup, maionese) e manteiga com sal.

Então, olho na alimentação e cuide-se!

Nenhum comentário: