17 junho, 2011

Pashmina é um charme!


 
Muitos acham que pashimina é a denominação da famosa manta, mas na verdade, este é o nome do fio usado. 

A palavra pashimina possui várias explicações. Uns dizem que vem da palavra Persa para lã, outros que deriva da palavra ipashami que se refere a fina lã da Chvangrai, a cabra selvagem do Himalaia (Cabra Hibiscus Ibex) que é uma espécie de animal que sobrevive às altas altitudes do Himalaia.

Algumas pessoas confundem a pashmina com o cashemire. Apesar de serem parentes próximos, existem diferenças entre os dois. A pashimina é muito mais suave devido ao tipo e a grossura do pelo usado na sua confecção. Esta fibra (retirada apenas do sub-pêlo da barriga das cabras) possui uma grossura inferior a 15 microns de diâmetro, o que é bastante significativo quando consideramos que o fio de cabelo humano possui uma grossura de 75 microns. Enquanto o cashmere, originário da região de Cachemira, no norte da Índia, possui uma textura mais grossa e áspera aproveitando o pelo das cabras na sua totalidade.

Cuide de sua pashmina:
 - guarde o seu xale enrolado para evitar desgaste na área dobrada. 
- o ideal é lavar a seco, mas se lavar em casa tome alguns cuidados: não ponha na máquina; lave a mão; basta lavar em água morna para fria, com xampu natural para cabelos com ph baixo; torça com o auxílio de uma toalha felpuda; estenda o xale para secar numa superfície plana e bem ventilada para que ele reassuma sua forma natural e passe com leveza com um ferro a vapor.

A pashmina deixa a mulher muito elegante e feminina. É um acessório indispensável no inverno! Eu adoro!
; )



3 comentários:

Ana Carla Benet disse...

Ah, eu adoro... tenho várias.

Adorei o post.

Bjo

Liliana Nuñez disse...

Rê amada, que linda postagem. Acabei de ganhar uma e adorei.
Beijinhos
Lili

Luzia Lira Pedagoga disse...

Não sabia q tinha esse nome. Adorei saber.


Bjos Luzia Lira