21 junho, 2011

Está chegando São João!



São João Batista nasceu no dia 24 de junho. Ele é considerado o último dos profetas, e o primeiro apóstolo .

Conta a história bíblica, que na antiga Judéia, as primas Isabel e Maria (mãe de Jesus), estavam grávidas. Como moravam distantes, elas combinaram que a primeira a ganhar bebê anunciaria a novidade acendendo uma fogueira em frente à própria casa. Santa Isabel cumpriu a promessa quando do nascimento de seu filho, João Batista. 

Até hoje existe a tradição de acender enormes fogueiras na tarde de 24 de junho (principalmente na região nordeste), sempre acompanhadas de foguetórios, jogos, prendas e muita festa. É a fogueira mais tradicional. Tem a base redonda, como se fosse uma pirâmide. Entretanto, com o progresso, as fogueiras, assim como os balões, praticamente desapareceram, pois causam graves acidentes e prejuízos. Mas ainda podemos encontrar algumas comemorações nas escolas, parques públicos ou em algumas ruas de bairro. 

Em Niterói, o dia 24 é feriado, pois São João é o padroeiro da cidade e a Catedral de São João realiza sempre a tradicional missa campal seguida de muitos festejos. No bairro de Jurujuba uma série de atrações como quadrilhas, barraquinhas e muita música comemoram a data e animam as pessoas de todas as idades.


Para você que não fez as simpatias de Santo Antonio aproveite a oportunidade e peça à São João, afinal ... era com a filha dele que Antonio ia se casar!


Nenhum comentário: