20 fevereiro, 2011

Mini Hortas. Um mimo em sua casa!


O verde que a gente gosta dentro de casa é possível. Os pequenos vasos, canteirinhos, ou pequenas jardineiras ficam um mimo na sua varanda, no seu jardim ou até mesmo nas janelas.

As hortaliças geralmente precisam de muita água e terra úmida, com muitos nutrientes. Os vasos precisam ser forrados com pedras para a drenagem do excesso de água. 
 
Além das flores, você pode ter manjericão, pimentas, hortelãs, salsas, sálvia, cebolinha, camomila, orégano, alecrim e uma série de outras ervas aromáticas que são muito usadas nos temperos caseiros. Compre as mudas num saquinho e terra vegetal que já vem adubada. Para plantar use a sua imaginação: além dos vasinhos que você pode comprar, transforme as panelas coloridas, garrafas, latinhas, caixinhas de madeira, etc.
 
Lembre-se de regar suas plantinhas todos os dias. Antes de jogar a água, porém, toque a terra com as mãos e sinta se precisa mesmo ser molhada. Ela tem que ficar úmida, nunca encharcada. Use um borrifador. E, uma vez por mês, é importante misturar à terra um adubo orgânico. Para evitar insetos e fungos use óleo de nim ou algum outro inseticida natural. 

Quando colher, só retire aquilo que você for usar e na hora que for usar. Use uma tesoura afiada para cortar a planta e assim evitar os brotos. Uma dica é não usar luvas! 

Coloque as mãos na terra e sinta as boas energias da natureza!

 

2 comentários:

Unknown disse...



adoro cultivar ervas, sempre tive vasinhos perto da cozinha, manjericão e salsinha não pode faltar! além de gostoso e de ter sempre à mão, fica lindo, né?
aqui temos prateleiras no muro do quintal cheias de vasinhos com todos os temperos e também um vaso enorme no jardim com uma toceira de manjericão, tão cheiroso...
beijo e boa semana!!
Ju

RosanAzul disse...

Linda e oportuna postagem Regina!
Eu queria poder ter espaço para fazer isso, mas meu apto é um ovinho! rsrs não tem como mesmo... Mas para quem pode é uma super dica!
Uma feliz semana!
Beijo azul, Ro