30 outubro, 2010

Hoje é Noite do Halloween


 
Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere de noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. 

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é uma tradição nos Estados Unidos e é festejado em todo 31 de outubro, tendo como principal símbolo uma abóbora com careta humana, iluminada por uma lanterna (Jack O Lantern). 

A tradição de Halloween é antiga com origem nos povos celtas que no século sete A.C. ocuparam os territórios do atual Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). Os celtas consideravam o dia 31 de outubro como o último dia do ano. Neste dia costumavam vestir-se como demônios e fantasmas, porque achavam que assim conseguiriam confundir e espantar as criaturas sobrenaturais. 

Hoje em dia, nos Estados Unidos, o Halloween é uma grande comemoração. As crianças e os adolescentes americanos vestem-se com diferentes fantasias, de preferência bem assustadoras e vão de casa em casa batendo às portas e dizendo "Trick or Treat”. Usando esta expressão elas querem dizer que se não ganharem algumas guloseimas farão travessuras.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. 

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.

Nenhum comentário: