21 julho, 2010

Shitake



Use o shitake para incrementar sua receita. Ele é light, saudável e vai tirar a sua dieta da rotina.

O Shitake é cultivado há aproximadamente 800 anos pelos orientais, destacando-se dos outros cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias que fortalecem o sistema imunológico. Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shitake pode ser consumido em diversas formas: risotos, saladas, pizzas, diversos tipos de molhos, grelhados, estrogonofe são algumas das possibilidades de preparo com o cogumelo. Pode ser preparado inteiro ou somente com a parte de cima. Por ser mais difícil de cozinhar, os talos podem ser usados em patês.

A iguaria apresenta-se in natura (fresco) ou desidratado. "O desidratado de sabor mais acentuado é usado em molhos. O fresco rende mais.

O shitake é um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Recentes pesquisas comprovam que o Shitake também atua como regulador da taxa de colesterol no sangue, é inibidor do desenvolvimento de células câncerosas e combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.

6 comentários:

CritZone disse...

Adorei a idéia!!!
beijos
flavinha

Unknown disse...

gosto muito de shitake]
agora mais ainda de saber seus benefícios!

beijo Rê!

Ju

Eloah disse...

Estive aqui.Adorei seu Blog.Parabéns!! A vida é uma janela para visões de muita beleza.Basta olhá-la com o coração. Compartilhar dá sentido a vida.Bjs Eloah

Heldinha disse...

Oi amigaaaa

Voltamos ao normal após a copa?
Fazer o quê...
Beijos e uma semana lindaaa
para você.

Odiméa disse...

Querida
Essa música me faz lembrar tanto de meu pai!
Bjoss

Odiméa disse...

Querida
Essa música me faz lembrar tanto de meu pai!
Bjoss