30 julho, 2010

Frutas também engordam ...



As frutas são saborosas, nutritivas e perfeitas para a nossa alimentação. Sem dúvida é um dos melhores alimentos que a natureza oferece ao homem. O único problema que se pode ter com as frutas é acreditar que elas não engordam. Isso é um mito.

As frutas são ricas em um tipo de açúcar chamado frutose que como todo açúcar, quando ingerido em excesso gera um pico de insulina que produz energia em excesso para o nosso corpo e quando não utilizada, essa energia é acumulada em forma de gordura. Portanto o ideal é comer três porções diárias e em momentos diferentes. A porção é igual a uma fruta média ou a uma xícara de chá de fruta picada.

Já os sucos não são tão nutritivos quanto as frutas, isso porque delas é extraído apenas o caldo deixando geralmente de lado as cacas e os miolos, pedaços que também contém seus nutriente. Quando são adicionadas aos sucos as colheradas de açúcar refinado o pico de insulina aumenta e o risco de acúmulo de gordura é ainda maio

Portanto, a dica é inserir sempre frutas em seu cardápio, porém não exagere na quantidade e não caia na história de que elas são 100% inofensivas numa dieta de baixas calorias.

Nenhum comentário: