12 junho, 2010

O Dia dos Namorados


A origem do Dia dos Namorados está na Roma antiga, no século III. O padre Valentim desobedeceu as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Tudo corria bem até que o imperador descobriu que o padre continuava realizando os casamentos. O padre se recusou a renunciar o Cristianismo e sua liderança. Então, como castigo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro, Asterius, e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma carta de amor para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Na Europa e na América do Norte o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de Fevereiro. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e recebem doces e balas de frutas de seus pais.
Nos Estados Unidos, nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.

No Brasil, a data mais romântica do calendário surgiu em São Paulo no dia 12 de Junho de 1949, com o publicitário João Dória, que por encomenda de uma loja realizou uma campanha para melhorar as vendas no mês de Junho. Foi escolhido o dia 12 por ser véspera de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar. A partir daí o dia 12 de junho virou moda e passou a ser um dia muitíssimo comemorado pelos namorados (que compram flores, roupas, cartões…).

Independente de ser dia 14 de fevereiro ou 12 de junho o mais importante é poder dizer todo dia a quem se ama… “Eu te amo”!


Parabéns a todos os apaixonados!

Um comentário:

Baú da Silzinha disse...

Adorei saber o porquê da comemoração no dia 12/06. Não sabia.
Por aqui o companheiro de todas as horas continua sendo o Ziggy rsrsrsrs.
Teu blog é muito lindo. Adoro visitá-lo.
Beijo grande