11 julho, 2009

A esquizofrenia de Bruno Gagliasso



















Na novela “Caminho das Índias” o ator Bruno Gagliasso interpreta um esquizofrênico. A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica, um severo transtorno do funcionamento cerebral, que se caracteriza por alterações no pensamento, no afeto e na vontade e cujos principais sintomas são delírios, alucinações e retraimento social.
Os sintomas psicóticos são divididos em positivos e negativos, que tem como objetivo dizer o estado do paciente. Os sintomas positivos são aqueles que não deveriam estar presentes como delírios (idéias falsas, distorcidas, irreais que são percebidas como reais), alucinações (percepções sem objeto, como ouvir vozes, ver luzes ou vultos que na realidade não existem), perturbações do pensamento, alteração da sensação do Eu. E os negativos são aqueles que deveriam estar presentes, mas estão ausentes, como o estado de ânimo (falta de motivação e apatia), o embotamento afetivo, a capacidade de planejamento e execução. É importante não confundir os sintomas negativos com depressão.
Geralmente a esquizofrenia começa durante a adolescência ou quando adulto jovem. Os sintomas aparecem gradualmente ao longo de meses e na maioria das vezes os primeiros a surgir são a dificuldade de concentração (prejudicando o rendimento nos estudo), estados de tensão de origem desconhecida mesmo pela própria pessoa, insônia e desinteresse pelas atividades sociais com consequente isolamento.
Na novela, o ator tem mostrado um lado violento, o que não corresponde à verdade, já que a maioria dos portadores da doença não são violentos, ou perigosos. Fora da crise o esquizofrênico é uma pessoa como qualquer outra e mesmo durante crises intensas, a maioria dos portadores de esquizofrenia não manifesta agressividade importante. O comportamento agressivo depende da natureza dos delírios e das alucinações que a pessoa apresenta.
Os medicamentos, substâncias reguladoras de atividades cerebrais desequilibradas, e a terapia são as alternativas corretas para tratar a esquizofrenia.

Regina Fernandes

4 comentários:

Merciasz disse...

Muito interessante, assim explicado!!

Teresa disse...

Excelente texto amiga. Parabéns!
Bjs

Paulo disse...

Tudo explicadinho, como você sempre faz. Saudades.

Unknown disse...

e a tv querendo ensinar pode até atrapalhar.

muito claro seu texto Regina, muito bom mesmo.

bjs
Ju