1. Saúde e paz 2. Amor em quantidade (família e amigos) 3. Sucesso, saúde e muita felicidade para meu filho 4. Saúde para minha mãe 5. Ter minha Xuxu de volta para Niteroi 6. Dindim o suficiente para ser feliz 7. Portela e Viradouro na passarela do samba - empate no primeiro lugar 8. Botafogo campeão 9. Um NETO(A)!!! 10. Noivado de Tati e Alê encerrando 2009 com véu e grinalda Que todos os sonhos se realizem no ano que vai nascer!
"Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras alguém me valoriza pelo que sou não pelo que tenho Que me veja como um ser humano completo que abusa demais dos bons sentimentos que a vida me proporciona que dê valor ao que realmente importa que é meu sentimento e não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude para que eu nunca cresça para que eu seja sempre eu mesmo".
2009 - Um ano regido pelo Sol. Na mitologia o Sol representa Hélios. Este astro, representante de grande luz e calor, e em função dos componentes que o acompanham, traz as forças das mudanças e transformações. Nesse período que se aproxima, devemos lembrar-nos do brilho e da luz, como realizadores de tantos desejos e sonhos, nos orientando no sentido de uma espiritualidade progressiva e numa abertura maior de consciência e plenitude. No ano de 2009, serão destacados os aspectos ligados à generosidade, criatividade e companheirismo. Favorece a expressão, alegria e autenticidade. De acordo com a Astrologia Chinesa, este será um ano regido pelo boi, indicando um período de trabalho árduo, esforços para atingir as metas, tempo de assumir responsabilidades e momento de resolver questões familiares. Sendo ligado ao elemento terra, o boi proporcionará resultados bons e concretos nos setores da arte, música, moda. O número 9 é a indicação de que estamos diante da “lâmpada da sabedoria”. Abrir caminhos iluminando outros, é uma tarefa complicada e solitária. O silêncio é a chave.
Que a saúde, a paz e a esperança sejam as bases para novos sonhos e novas conquistas em 2009. Feliz Ano Novo a todos vocês!
A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
Fim de ano chegando E aqui fico pensando das muitas coisas que planejei algumas realizei algumas deixei passar outras somente sonhei ficaram no mesmo lugar.
Queria ter coragem Para falar deste segredo Queria poder declarar ao mundo Este amor Não me falta vontade Não me falta desejo Você é minha vontade Meu maior desejo Queria poder gritar Esta loucura saudável Que é estar em teus braços Perdido pelos teus beijos Sentindo-me louco de desejo Queria recitar versos Cantar aos quatros ventos As palavras que brotam Você é a inspiração Minha motivação Queria falar dos sonhos Dizer os meus secretos desejos Que é largar tudo Para viver com você Este inconfesso desejo (Carlos Drummond de Andrade)
Fecho as pálpebras roxas, quase pretas, Que poisam sobre duas violetas, Asas leves cansadas de voar... E a minha boca tem uns beijos mudos... E as minhas mãos, uns pálidos veludos, Traçam gestos de sonho pelo ar...
Tenhos fases, como a Lua. Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha. Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso. E roda a melancolia seu interminável fuso! Não me encontro com ninguém (tenho fases, como a Lua...) No dia de alguém ser meu não é dia de eu ser sua... E, quando chega esse dia, o outro desapareceu... (Cecília Meireles)
Não sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma. Quem vê é só o que vê, Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo, Torno-me eles e não eu. Cada meu sonho ou desejo É do que nasce e não meu. Sou minha própria paisagem; Assisto à minha passagem, Diverso, móbil e só, Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo Como páginas, meu ser. O que segue não prevendo, O que passou a esquecer. Noto à margem do que li O que julguei que senti. Releio e digo : "Fui eu ?" Deus sabe, porque o escreveu. (Fernando Pessoa)
Olha para mim com olhar de ternura com olhar profundo desses olhos negros que não tem fundo que na memória procuro como se eu desse um salto muito além da imensidão para voar bem alto e ver teu olhar olhando para mim.
O Natal é uma das festas cristãs mais bonitas, cheia de cores e de luz. À tradição cristã, por influências várias, seja de países evangelizados, seja de santos, foram acrescentados símbolos que hoje são indispensáveis na comemoração e na decoração da festa de Natal, dando-lhe uma identidade única.
Significado de alguns desses símbolos:
* 25 de dezembro A Igreja católica toma esta data, a partir do século IV, como aniversário do nascimento de Cristo. O dia 25 apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus em 324, opção feita pelo Papa Júlio I, para cristianizar as grandes festas pagãs realizadas neste dia.
* Natal A palavra Natal quer dizer nascimento, e originou-se do latim. É uma festa sem fronteiras. É o culto do nascimento, da bondade, da ternura, da vida e da reflexão.
* Advento Antes da vinda. Tempo de preparação do Natal, para a vinda do Cristo-Menino. Compreende os quatro domingos que antecedem o Dia de Natal.
* Presépio A palavra "presépio" vem do latim e também significa estábulo, manjedoura. O presépio é uma linguagem visual para nos lembrar a vinda de Jesus para o meio de nós. É a representação do local do nascimento de Cristo com as figuras do Menino Deus, de José, Maria, animais, pastores e magos. O primeiro presépio foi feito em 1223, por São Francisco de Assis, nas redondezas de Greccio, Itália.
* Os Reis Magos Melchior, Baltasar e Gaspar. Conforme conta a tradição, do Oriente e guiados pela estrela de Belém, acorreram ao local do nascimento de Jesus, levando em oferenda ouro, incenso e mira.
* Missa do Galo No início havia três missas: ao pôr-do-sol do dia 24, à meia-noite e a Missa de Natal, dia 25 pela manhã. Foi o Papa Telésforo quem teve a idéia na escolha do horário de meia-noite, a hora do cantar do galo.
* As Cores O verde é renovação e esperança; o vermelho está ligado ao fogo e ao poder, tanto de aquecer como de destruir, e também ao amor divino; e o dourado está associado ao sol, à luz, à sabedoria e principalmente a luz da Ressurreição de Cristo.
* Pinheiro - Árvore de Natal Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". A árvore luminosa, colorida, enfeitada, é uma das tradições do Natal. Há inúmeras versões sobre sua origem. Quando o mundo foi criado, nos diz a lenda, Deus deixou o pinheiro com folhas ásperas, fazendo-o sempre se lamentar. Para reparar o mal e para que a árvore parasse de se queixar, fez com que ela fosse o único vegetal que conserva suas folhas no inverno e que pelo menos uma vez ao ano teria o brilho das luzes. - Isso nos lembra a vida e a imortalidade.
* Bolas coloridas É o enfeite tradicional da árvore de Natal. Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos.
* Guirlanda Arranjos com folhagens nasceram com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção, no inverno, contra bruxas e demônios. Seus ramos eram usados para afugentar a má-sorte. Simbolizando a vida eterna e a paz, a guirlanda está presente na decoração natalina atual.
* Estrela É usada na ponta da Árvore de Natal para nos lembrar da Estrela de Belém, que guiou os reis magos até a manjedoura de Jesus. Tem quatro pontas, representando o norte, o sul, o leste e o oeste. A estrela é luz permanente. Representada com cinco pontas lembra o ser humano: braços e pernas esticadas e a cabeça, onde está a vontade.
* Sinos São tocados em ocasiões geralmente festivas. Tocado por ocasião do Natal, nos lembra o fato de termos um Salvador que e fez homem, habitou entre nós e partiu deixando sua mensagem de amor e paz.
* Velas Elas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica. A vela vermelha lembra Isaias, profeta que anunciou 1000 anos antes a vinda do Salvador; a vela azul lembra São João Batista que está próximo a Jesus; a vela cor de rosa lembra Maria, mãe de Jesus; e a vela amarela símbolo do ouro e da realeza do Salvador.
* Luzes Cintilam simbolizando o fogo da vida eterna e a vinda de uma nova era.
* Anjo Ocupa espaço na parte superior do presépio. Representa o Anjo Gabriel, o anjo da Anunciação, que levou a mensagem do nascimento de Jesus a Maria.
*Papai Noel A origem do Papai Noel é incerta e cercada de histórias. A mais conhecida vem do século IV e fala sobre Nicolas, nascido em 281, que tornou-se bispo de Myra, na Ásia Menor. Conta-se que seus pais tiveram dificuldades para ter filhos, até que nasceu Nicolas. Dando graças pelo fato, eles passaram a distribuir alimentos, roupas e dinheiro aos pobres, até que vieram a falecer devido a uma epidemia. Nicolas herda a grande fortuna de seus pais, torna-se bispo e continua o trabalho de ajuda aos necessitados. Nicolas viveu na época do Imperador Diocleciano, em Roma, e é representado ainda hoje, na Europa, usando vestes de bispo, com um bastão numa das mãos e um saco de presentes na outra. Morreu no ano de 350 d.C. Passou a ser conhecido por S. Nicolas. À medida que a lenda sobre seus feitos foi sendo passada através das culturas alemã e holandesa, o bispo tornou-se Sinterklass, Saint Nicoleses e finalmente Santa Claus ou Santa Klaus.
Como Papai Noel é chamado em vários países: Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo) Canadá/ Estados Unidos: Santa Claus Dinamarca: Juliman Espanha: Papa Noel Finlândia: Joulupukki França: Pére Noel Holanda: Kerstman Inglaterra: Father Christmas Itália: Belfana ou Papa Natal Japão: Jizo Rússia: Baboushka Suécia: Jultomten
* Ceia Natalina A tradição nos conta que após a Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24, era servida uma refeição frugal aos presentes. Com o passar do tempo essa refeição foi transferida para as casas dos fiéis e tornou-se mais sofisticada.
* O Peru O peru passou a integrar a ceia de Natal por iniciativa dos espanhóis durante o século XVI, que o adotaram em substituição a aves mais caras como o faisão ou o cisne. O hábito teria se difundido por toda a Europa e, mais tarde, alcançado também as Américas.
* Presentes O presente natalino é uma tradição que tem raízes cristãs, inspiradas na visita dos reis magos. O costume de colocar presentes sob as árvores de Natal começou durante o reinado de Elizabete I, filha de Henrique VIII, na Inglaterra, no século XVI. Ela promovia festas natalinas e recebia muitos presentes. Como era praticamente impossível receber diretamente todos os presentes que lhe eram dados, adotou-se o costume de deixá-los sob uma grande árvore natalina, montada nos jardins do palácio.
* Pé de meia Como já vimos, São Nicolau, precursor do Papai Noel, era de família rica e ajudava os pobres. Na região onde morava havia três moças pobres, que por falta de dote não conseguiam casar. São Nicolau jogou sacos de moedas pela chaminé de suas casas, que seriam usados como dote. Numa das casas, o saco de moedas caiu numa meia que secava na lareira, nascendo o hábito de se colocar presentes no pé de meia.
* A Musica Sempre foi uma das formas mais sublimes de se transmitir sentimentos e mensagens. Duas canções tornaram-se universais: “Jingle Bells” e “Noite Feliz” escrita e musicada há 182 anos, na Austrália.
* Cartões de boas festas Surgiram segundo alguns, em 1843, para outros em 1845, época mais aceita, havendo ainda referências ao ano de 1853. Foram criados por um artista plástico inglês, por encomenda de Sir Henry Cole, diretor do Museu Britânico que percebeu que não teria tempo para escrever à mão as felicitações natalinas, que eram moda na época, e mandou fazer um desenho natalino com um espaço onde escrevia breves palavras.
Este é um blog de variedades e que pretende trocar idéias, divertir, informar, emocionar... Conto com vocês. Participem!
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem" (João Guimarães Rosa)
Amar talvez seja isso... Saber o que o outro fala, mesmo quando ele não diz. (Pe. Fábio de Melo)
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. (Clarice Lispector)
A felicidade morava tão vizinha, que, de tolo, pensei que fosse minha... (Chico Buarque)
Rio de Janeiro - Olimpíadas 2016
Quem sou eu.
Mulher, mãe, aquariana, psicóloga de profissão e psicanalista freudiana na prática. Sou praieira, botafoguense e Portela de coração. Nasci em Minas Gerais e sempre vivi em Niterói, minha terra por adoção.
Teatro, música, cinema e literatura são prazeres que me fazem feliz e aqui, neste espaço, gostaria de compartilhar idéias, trocar experiências, palavras, sentimentos e emoções.
Eu sou Regina.
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original. (Albert Einstein)
"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve. E a vida é muito para ser insignificante." (Charles Chaplin)
De manhã escureço
de dia tardo
de tarde anoiteço
de noite ardo.
(Vinicius de Morais)
"O mineiro escuta, espia, indaga, protela, tolera, sorri, escapole, se retarda, faz véspera, tempera, cala a boca, matuta, engabela, se prepara e no fim exclama: Nossa Senhora". (João Guimarães Rosa)
"Ser mineiro é dormir no chão para não cair da cama. Mineiro não dá ponto sem nó. Não conversa, confabula. Não combina, conspira. Não se vinga... Ser mineiro é dizer "uai", é ser diferente, é ter marca registrada, é ter história". (Fernando Sabino)
Não faça parte dessa história!
"Todas as coisas tomadas literalmente são falsas. A verdade mora no silêncio que existe em volta das coisas. Prestar atenção ao que não foi dito, entender as entrelinhas. A atenção flutua: toca as coisas sem ser por elas enfeitiçada. Cuidado com a sedução da clareza ! Cuidado com o engano do óbvio !" (Rubem Alves)
O poeta tem dupla amarração: na pulsão e no inconsciente de um lado, e do outro, na percepção e consideração da realidade. É por esse motivo que sua arte consente, fala, diz e mente.
Selo Comemorativo (Blog Asas da Liberdade) - Parabéns Rosana Souza! Sucesso hoje e sempre! Obrigada amiga pelo carinho. Adorei!
"Me encante nos mínimos detalhes... me encante com suas mãos, eu quero correr esse risco. Me encante com seus olhos...me olhe profundo, para que eu fique perdida sem saber o que falar..." (Pablo Neruda).
“Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões, (..) Rezaria versos, os mais belos, desses que desde a infância me embalaram e quem me dera que alguns fossem meus! Porque a poesia purifica a alma ...e um belo poema — ainda que de Deus se aparte — um belo poema sempre leva a Deus!” (Mário Quintana )
"Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, Mas a poesia (inexplicável) da vida". [Carlos Drummond de Andrade]
"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." (Clarice Lispector)
Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é. (Carl Jung)
O que não escrevi, calou-me. O que não fiz, partiu-me. O que não senti, doeu-se. O que não vivi, morreu-se. O que adiei, adeus-se. (Affonso Romano de Sant'Anna)
Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito. (Clarice Lispector)
Ganhei este selo da amiga Silvana Nunes (Blog "Foi desse jeito que eu ouvi dizer"). Obrigada pelo carinho! Guardo com gratidão!
A loucura é vizinha da mais cruel sensatez. Engulo a loucura porque ela me alucina calmamente. (Clarice Lispector)
Sentir primeiro, pensar depois Perdoar primeiro, julgar depois Amar primeiro, educar depois Esquecer primeiro, aprender depois Libertar primeiro, ensinar depois Alimentar primeiro, cantar depois Possuir primeiro, contemplar depois Agir primeiro, julgar depois Navegar primeiro, aportar depois Viver primeiro, morrer depois. (Mário Quintana)
Campanha da Mamografia.
"Quem espera que a vida Seja feita de ilusão Pode até ficar maluco Ou morrer na solidão É preciso ter cuidado Prá mais tarde não sofrer É preciso saber viver... (Roberto Carlos)
"Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." (Cecilia Meireles)
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito". (Manuel de Barros)
O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar. (Carlos Drummond de Andrade)
De todas as maneiras Que há de amar Nós já nos amamos Com todas as palavras feitas pra sangrar Já nos cortamos Agora já passa da hora Tá lindo lá fora Larga a minha mão Solta as unhas do meu coração Que ele está apressado E desanda a bater desvairado Quando entra o verão. (Chico Buarque)
... Às vezes abro a janela e encontro o o jasmineiro em flor... (Cecília Meireles)
"Eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica e nenhuma força o resgata.” ( C. Drummond de Andrade).
Essa sou eu! Esse mimo ganhei de minha amiga Mercia Souza, do blog Anarquista Caipira. Obrigada pelo carinho!
Permita que eu volte o meu rosto, para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho, como as estrelas no seu rumo. (Cecilia Meireles)
A resposta certa não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas. (Mario de Andrade)
Direitos Humanos - Por um mundo igual e justo para todos.
Psicologia Clínica
Uma Paixão
...e ninguém cala esse nosso amor, e é por isso que eu canto assim é por ti Fogoooo ! ".
Uma Emoção
Ah, minha Portela quando eu vi você passar, senti meu coração apertado, todo meu corpo tomado, minha alegria voltar...
Em Niterói, sou Viradouro , sou Paixão...
Seja Criativo!
"Tudo pode ser dito, desde que em grego e em versos".(Machado de Assis)