06 janeiro, 2012

Hoje é Dia de Reis!


Na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes ao Menino Jesus. Baltazar saiu da África, levando para o Menino mirra, um presente ofertado aos profetas, Gaspar partiu da Índia, levou incenso, como alusão à sua divindade e Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a “Folia de Reis”, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. 

A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Os integrantes do grupo da Folia de Reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças. 

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças.

O Dia de Reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.


Um comentário:

Eloah disse...

Querida realmente este dia é significativo, é bom recordar, e teu post nos permitiu isto.Desejo que este ano de 2012 te traga muitas coisas boas e que realizes teus sonhos.Estarei aqui te acompanhando.Bjs no coração Eloah