17 setembro, 2010

A Origem do Chá



De origem secular o chá oferece propriedades terapêuticas que recuperam o corpo e a alma.

Existem muitas lendas e mitos sobre a história do chá. A mais conhecida conta que sua orígem remonta cinco mil anos, na China, durante o reinado do Imperador Sheng Nong que, preocupado com as epidemias que devastavam seu reinado, determinou que todas as pessoas fervessem a água antes de consumi-la. Certo dia, o imperador descansava sob a sombra de uma árvore e pediu um pouco de água fervida para beber. Enquanto esperava que a água fervesse, algumas folhas de um arbusto caíram dentro de seu copo deixando a água com uma tonalidade escura. O imperador decidiu provar e gostou do sabor agradável e doce. A partir desse momento ficou adepto do chá e com isso fazendo com que seu povo também usasse a bebida.

O chá chegou ao Ocidente no final do século XV com os portugueses, que traziam de suas viagens ao Oriente carregamentos de chá, até o porto de Lisboa, que depois eram levados para a Holanda e França. Não demorou muito para toda a Europa começar a importar as folhas do chá.

O consumo do chá na Inglaterra é atribuido à Catarina de Bragança, princesa portuguesa que se casou com Carlos II da Inglaterra, em meados de 1660. Catarina patrocinava "Tea Parties", reuniões nas quais o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente ganhou a adesão do paladar masculino. O chá invadiu as ruas e passou a ser servido também nas cafeterias de Londres. Seu consumo foi crescendo de tal maneira que passou a ser apreciado a qualquer hora do dia e da noite até o início do século XIX, quando o tradicional "Chá das Cinco" (five o'clock tea) foi instituído pela sétima Duquesa de Bedford, em Londres.

(fonte: Lupo Magazine Institucional)

2 comentários:

Heldinha disse...

Oi Regina
Tudo bem com vc?
Gostei muito do post.
Adoro tomar chá, principalmente
quando vem esse friozinho
gostoso.
Beijos

RosanAzul disse...

Belo post Regina!
Tbem adoro chá!
Um grande abraço com carinho,
Rosana