22 agosto, 2009






















Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro "O amor acaba", diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente. Eu tenho, há anos, isso como lema.

É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava ermo dentro da gente.

Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida. Mas para quem valoriza apenas as mega-vitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu super apartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.

-------

Claro que têm dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas arrastam-se melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado.

Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.

É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã.

(Martha Medeiros)

Um comentário:

RosanAzul disse...

Olá REgina! Muito bom e oportuno o texto. No meu ponto de vista quase tudo depende da forma de como se encara a vida e principalmente da gratidão que temos por nosso existir. Em geral as pessoas não param para pensar e agradecer o ar que respiram, os olhos que enchergam, a boca que fala, canta, come, beija! O coração que pulsa e nos mantém vivos nessa magia que é viver a vida! Quando se descobre a gratidão até por fazer "xixi" (sim pque muitos nem isso estão conseguindo) começamos a perceber o quanto somos felizes o quanto aquele dia foi maravilhoso, porque se Deus está no comando de tudo, tudo vem a nosso favor! Ich!!!
Agora quem ficou piegas fui eu!! rsrsr
Agradeço teu carinho e igualmente te desejo um feliz domingo!
Infinitas bençãos de paz e luz pra ti hj e sempre!
RosanAzul