14 agosto, 2009

O colesterol nosso de cada dia
















O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. É o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.

Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorrer nas artérias coronárias pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio, se ocorrer nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Alguns cuidados na alimentação trazem benefícios à saúde, por isso fique atento às dicas abaixo e mantenha sua taxa de colesterol sempre controlada.

1. Sempre que possível escolha pratos assados, grelhados ou cozidos, cortando frituras e empanados.

2. Use e abuse de temperos como alho, salsa, cebolinha, louro, alecrim e manjericão para realçar o sabor da comida.

3. Você pode temperar uma salada de maneira saudável: é só misturar um copo de iogurte desnatado, uma colher de chá de azeite virgem, uma colher de sopa de tempero pronto e adicionar à salada.

4. Se você gosta de torradas dê preferência àquelas feitas com pão de linhaça ou aveia.

5. Utilizar requeijão light no lugar do creme de leite é uma boa pedida.

6. Evite as carnes vermelhas e gordurosas, o frango é ótimo desde que se tire a pele e o peixe é a opção mais saudável.

7. Sua dieta diária deve conter sempre muitas frutas, legumes, grãos, aveia e verduras.

Não se esqueça de incluir os exercícios físicos ou as caminhadas em seu cotidiano. É o melhor remédio para prevenir doenças.

3 comentários:

CritZone disse...

putzzzz...
colesterol...
desculpe, mas que bosta, hein!
bjs
flavinha

Teresa disse...

Rege nem me fale em colesterol o meu está uma porcaria. Vou tentar seguir seus conselhos.
Bjs amiga

RosanAzul disse...

Olá Re!! Como vai??
E essa coisa chata de colesterol hem!!?? Tudo que é bom agora além de imoral, ilegal, engordar tem o tal do colesterol...o nó!! rsrs
Mas teu texto ficou excelente!! O negócio é ficar esperto, não tem jeito!! Que teu domingo seja abençoado de mta paz! Beijo, Ro