24 junho, 2009
São João Batista – Padroeiro da cidade de Niterói
Eu adoro esta época do ano. Estamos em meio à temporada de festas juninas e Niterói homenageia São João Batista, seu santo padroeiro, hoje dia 24 de junho, com feriado, muita alegria, dança da quadrilha, sanfoneiro, forró, quentão, novenas e missas por todos os cantos da cidade.
Homenageado em junho, mês de noites frias e estreladas, São João é lembrado com festas inspiradas nos hábitos e costumes das comunidades do interior, sem faltar a culinária e os trajes típicos. Para agradar ao santo, a população se reúne em volta da fogueira para saborear batata doce, aipim e milho verde assados na brasa, canjica, pé-de-moleque, broa de milho e outros quitutes que nos remetem à tranqüilidade e à simplicidade da vida no campo.
Para os católicos, a fogueira, considerada o maior símbolo das comemorações juninas, tem origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
São João também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Outros símbolos que nos remetem ao nascimento de São João são o carneirinho e o mastro que ele carrega, a capelinha, a palha e galhos de manjericão.
Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração.
Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi amiga.
Aí como aqui, S. João é um grande folião. Engraçado que as tradições de aqui são também aí festejadas com a mesma devoção religiosa e a mesmas festas pagãs. Só as comidas não são identicas. Por aqui é mais Sardinha Assada, churrascos e muito vinho tinto.
No final não somos assim tão diferentes como gerações nos fizeram fazer crer. Já vai sendo tempo de estarmos mais unidos. Afinal temos a mesma língua, nalguns casos as mesmas raízes, numa mistura extraordinária de raças, que se transforma nas coisas mais belas do mundo.
Outra coisa que é diferente: Aí começa o Inverno e é a noite mais pequena, aqui começa o Verão e é a noite mais longa. Estava tentado a ir para aí, porque gosto do tempo assim um pouco mais para o fresco.
Beijos querida amiga.
Victor Gil
Régis, me lembrei de minha infância em Jacareí...
Tudo muito simples, mas cheio de coisas boas , de energia positiva.
bj
Que delícia o som a fogueira estalando e alegria das musicas comemorando mais um São João...
Não sabia que São João era padroeiro de Niterói, mais um bom motivo para comemorar, né?
lindo dia flor querida
beijos
Postar um comentário