21 julho, 2011

Fotografia e Memória


Visão panorâmica do bairro Boa Viagem
Niterói - Anos 50


Boa Viagem - Museu de Arte Contemporânea
Niterói - 2011 



20 julho, 2011

Considerações sobre o Medo

 
 
Na sociedade em que vivemos estamos frequentemente expostos à falta de segurança, num clima de violência urbana que aumenta a cada dia, o que nos torna cada vez mais frágeis e com um profundo sentimento de medo. Nesse clima cotidiano vemos crescendo o número de pessoas que procura tratamento psicoterapêutico. Além do medo individual existe também o medo coletivo, um medo social que nos imobiliza, que apresenta sintomas em nosso corpo – é o medo no corpo. Ambos podem aumentar a produção do hormônio do estresse (cortisol), acelerar a produção de colesterol (no fígado), aumentar a produção de adrenalina (causando vasoconstrição, taquicardia e sudorese), baixar a produção de serotonina (provocando angústia, desconforto, mal-estar e até mesmo fome).
No entanto, percebemos que apesar de todos estarmos expostos às pressões internas e sociais alguns se sentem mais frágeis, estão abertos para que se instalem medos patológicos subjetivos (de avião, de escuro, e outros tantos) característicos de qualquer situação em que não podemos nos defender. Essas pessoas podem apresentar quadros crônicos de terror ou síndrome do pânico. Por outro lado, existem aqueles que se sentem melhor, pois estes contam com uma “arma psicológica” que poderíamos nomear de “pensamento mágico” – a crença de que nada de ruim vai lhe acontecer.
O pensamento mágico é pensar de tal modo que acreditamos que estamos protegidos, ou que o pior só acontece com os outros. Esse pensamento é comum a todos nós. E isso não é de todo ruim se acontecer na “dose certa”. Para viver é preciso ter um pouco desse pensamento mágico, uma força psíquica que pode ter a ver com religião, com fé, mas que também pode não ter nada a ver com isso. É um sentimento pessoal que nos traz segurança, pois afinal, quem pensa racionalmente em todos os perigos aos quais estamos expostos acaba sem conseguir sair de casa.
Havendo saúde mental os estímulos para esse tipo de raciocínio (pensamento mágico) vêm de fontes externas e internas. É normal que nos valhamos desse tipo de pensamento para nos adaptarmos às dificuldades da vida, o que se difere da patologia, em estados doentios, onde os devaneios ou fugas da realidade estão emancipados da vontade e são impostos aos sujeitos de forma absoluta e tirânica.
Procure descobrir o que o medo simboliza para você. O que ele representa. Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna
.

Regina Fernandes

17 julho, 2011

Sábado no teatro...


Ontem fui assistir “39 Degraus” no Teatro Leblon – Sala Marília Pera.

A peça, que é uma adaptação do longa-metragem "Os 39 Degraus", de Alfred Hitchcock, revive um gênero que marcou época no cinema americano, nos anos 1930 e 1940, a screwball comedy, ou a comédia maluca, em que os diálogos são disparados como metralhadora, apresenta várias técnicas e gêneros de cena, como o melodrama, a dupla de clowns, teatro de sombra, mímica e muita expressão corporal.

Dan Stulbach, que vive o protagonista e os atores Danton Mello, Fabiana Gugli  e Henrique Stroeter, são os 4 em cena que representam mais de 30 personagens, todos envolvidos na trama em que Richard Hannay, apesar de inocente, é acusado de assassinar a linda agente secreta Annabela Schimit.

É um espetáculo que vale a pena ser visto.
Gostei muito e recomendo.


12 julho, 2011

Hipertensão Arterial X Alimentação




O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 a 80 vezes por minuto durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos, ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. 

A hipertensão arterial (HTA), conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior incidência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como principais causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras...

Uma pesquisa que foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition indica que o consumo de determinados alimentos, principalmente os integrais é capaz de combater a pressão alta.

Veja as dicas abaixo:
- consumir sempre muitas frutas, verduras, legumes e cereais, principalmente os integrais
- preferir alimentos assados, grelhados ou cozidos
- utilizar óleos vegetais (girassol, milho, canola, etc.)
- ingerir pelo menos 2 litros de água por dia
- preferir leite desnatado
- utilizar queijos com pouca gordura (minas, ricota, cottage, etc.)
- reduzir o sal da dieta
- utilizar temperos na preparação dos alimentos: alho, cebola, limão, azeite doce, temperos verdes, pimentão, noz-moscada, orégano, manjericão, alecrim, etc.

Devem ser evitados:
- alimentos muito gordurosos
- cafeína, chá preto, chá mate e refrigerantes tipo cola
- embutidos (calabresa, salame, mortadela, salsicha) e enlatados (presunto, bacon, azeitonas, picles, catchup, maionese) e manteiga com sal.

Então, olho na alimentação e cuide-se!

06 julho, 2011

O Ato Falho





Sigmund Freud dizia que os atos falhos são expressões de intenções omitidas, ou resultado de um confronto entre duas intenções, uma delas inconsciente. São fragmentos do que está guardado no inconsciente e que escapam em algum momento, através de palavras ou gestos.
Na psicanálise, o ato falho tem um significado psíquico pleno e revela muito mais do que se possa supor superficialmente. Ele é uma ferramenta de acesso ao inconsciente do ser humano junto com os sonhos e a associação livre, que é um método terapêutico por excelência, onde o paciente fala tudo que lhe vem à mente e ao falar surgem sentimentos e memórias reprimidas.
Portanto, podemos entender por ato falho as palavras que “saem erradas” em momentos inoportunos - erros de expressão, de escrita ou de leitura, esquecimento de palavras, trocas de nomes, perdas de objetos de valor sentimental e que parecem ser falta de atenção, acaso ou esquecimento. 
O pensamento aparentemente mais sem sentido, o lapso mais casual, o sonho mais fantástico possuem um significado que pode servir para desvendar os segredos da mente.
O ato falho não é um problema e o maior prejuízo que pode causar a uma pessoa é uma “saia justa”.


02 julho, 2011

O Som dos Anos 60



Uma das bandas que revolucionou o mundo e trouxe o rock para o Brasil foi The Beatles, com músicas escritas por John Lennon e Paul McCartney, como She Loves You, Love Me Do, Michelle, Yellow Submarine e muitas outras mais. Temos ainda as famosas bandas The Rolling Stones, The Who, The Kinks e The Doors, que fizeram e ainda fazem enorme sucesso. 

Vários álbuns que marcaram época foram lançados e entre eles temos o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, lançado em 1967, que é considerado o melhor álbum de toda a história. Outro ótimo exemplo é o The Soft Parade, o quarto da banda The Doors, lançado em 1969. Este álbum apresentou mudanças em relação aos anteriores por apresentar arranjos de metais e cordas. 

Em 1967 aconteceu o primeiro festival de rock do mundo, o Monterey Pop Festival, realizado na Califórnia, que teve sua grande estréia com o guitarrista Jimi Hendrix, Janis Joplin e Otis Redding.

Outro festival que também marcou época foi o de Woodstock realizado nos Estados Unidos, com atrações como Jimi Hendrix, Sly and Family Stone, The Who, Creedence Clearwater Revival, Carlos Santana, entre outras bandas que são lendas do rock mundial. Woodstock se tornou o símbolo da união entre o rock, paz e o amor onde jovens se reuniram aproveitando três dias de paz, amor e música.

Também teve grande destaque a música de Bob Marley, o rei do reggae, cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.

Já no Brasil, a década de 60 foi marcada por uma explosão de talentos que faziam sucesso no cenário musical brasileiro. 

O programa Jovem Guarda apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa começava o movimento do mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço que lhes permitia fazer parte do cenário cultural. Surgiram os Festivais de MPB da TV Record. Foi a época de ouro de grandes compositores e cantores como Vinicius de Morais, Tom Jobim, Edu Lobo, Elis Regina, Chico Buarque, Nara Leão e também marcava presença o Movimento Tropicália, com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e os Mutantes. 

A década de 60 trouxe grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo. A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando e as moças bem comportadas atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.