30 outubro, 2010

Hoje é Noite do Halloween


 
Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere de noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. 

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é uma tradição nos Estados Unidos e é festejado em todo 31 de outubro, tendo como principal símbolo uma abóbora com careta humana, iluminada por uma lanterna (Jack O Lantern). 

A tradição de Halloween é antiga com origem nos povos celtas que no século sete A.C. ocuparam os territórios do atual Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). Os celtas consideravam o dia 31 de outubro como o último dia do ano. Neste dia costumavam vestir-se como demônios e fantasmas, porque achavam que assim conseguiriam confundir e espantar as criaturas sobrenaturais. 

Hoje em dia, nos Estados Unidos, o Halloween é uma grande comemoração. As crianças e os adolescentes americanos vestem-se com diferentes fantasias, de preferência bem assustadoras e vão de casa em casa batendo às portas e dizendo "Trick or Treat”. Usando esta expressão elas querem dizer que se não ganharem algumas guloseimas farão travessuras.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. 

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.

29 outubro, 2010

Canção das mulheres


'Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.
Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.
Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.
Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.
Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.
Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.
Que o outro sinta quanto me dói a idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco – em lugar de voltar logo à sua vida, não porque lá está a sua verdade mas talvez seu medo ou sua culpa.
Que se começo a chorar sem motivo depois de um dia daqueles, o outro não desconfie logo que é culpa dele, ou que não o amo mais.
Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo: 'Olha que estou tendo muita paciência com você!'
Que se me entusiasmo por alguma coisa o outro não a diminua, nem me chame de ingênua, nem queira fechar essa porta necessária que se abre para mim, por mais tola que lhe pareça.
Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.
Que quando levanto de madrugada e ando pela casa, o outro não venha logo atrás de mim reclamando: 'Mas que chateação essa sua mania, volta pra cama!'
Que se eu peço um segundo drinque no restaurante o outro não comente logo: 'Pôxa, mais um?'
Que se eu eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.
Que o outro – filho, amigo, amante, marido – não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.
Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.' 

 

(Crônica extraída do livro 'Pensar é transgredir' - Lya Luft)

26 outubro, 2010

Tropa De Elite 2


  
Eu estava planejando assistir Topa de Elite 2 na semana da estréia, mas foi totalmente impossível, pois as filas estavam enormes e os ingressos esgotados no mínimo para os 5 primeiros dias. Ontem finalmente consegui! Cinema cheio, com as salas lotadas, não me dei por vencida. Comprei meu saco de pipocas (para mim sem ele o filme não rola) e lá fui eu procurando um lugarzinho para me acomodar com minhas amigas.
Gostei do filme. É ousado, corajoso e coloca o dedo na ferida de nosso país quando retrata o lado podre do sistema, além disso tem o mesmo nível do primeiro, talvez melhor. É verdadeiramente um convite a rediscutir a nossa atual sociedade.


Ficha técnica:
direção: José Padilha
música:Pedro Bromfman
fotografia:Lula Carvalho
figurino:Cláudia Kopke
edição:Daniel Rezende
atores: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz, Pedro Van Held
duração: 116 minutos
gênero: Ação

23 outubro, 2010

Coleção de Fernando Pessoa à disposição na Internet


 
Toda a biblioteca particular de Fernando Pessoa,1.142 volumes até agora à disposição apenas do público que fosse à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, foi digitalizada e pode ser conhecida por quem visitar o site casafernandopessoa.cm-lisboa.pt

Pela internet, é posível consultar, página a página, anotações e até poemas que Pessoa fazia nas páginas de seus livros. 

Vale a pena conferir!

21 outubro, 2010

Os benefícios da Linhaça




De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. A semente escura (linhaça marrom), nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades torna-se um alimento funcional, saudável e indicado para incluir na alimentação.

Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol. 

Se você quer perder peso com saúde acrescente a linhaça nos sucos, iogurtes e leite. Para aproveitar integralmente os seus nutrientes o ideal é triturá-la. Evite guardá-la triturada por muito tempo pois ela pode perder os seus nutrientes.
A semente da linhaça pode ser consumida com pães e em saladas, fica uma delícia!

Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia.

20 outubro, 2010


 
Fere de leve a frase... E esquece... Nada
Convém que se repita...
Só em linguagem amorosa agrada
A mesma coisa cem mil vezes dita.

(Mario Quintana)

16 outubro, 2010

Amanhã começa o Horário de Verão

  (clique na imagem para ver melhor)

12 outubro, 2010

Dia de Nossa Senhora Aparecida


Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar
Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar
Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer peço perdão
Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim minha mãe junto a Jesus...

Nossa senhora me de a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida do meu destino
Da minha vida do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim...


(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)


08 outubro, 2010

Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031 sobre como as mulheres dominaram o mundo.




- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho...
Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião. Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.
- E aí, papai?
- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela. Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. "Oi querida!", por exemplo, era a senha que identificava as líderes. "Celulite", eram as células que formavam a organização. Quando queriam se referir aos maridos, diziam "O regime".
- E vocês? Não perceberam nada?
- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior:
Continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.
- Aí, veio o golpe mundial?!?
- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary-Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo. Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei,  né? A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente...
- Como era mesmo o nome dele?
- William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci... Desculpe, filho, já faz tanto tempo...
- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue...
- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora... Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona...
- Pai, conta mais...
- Bem filho... O resto você já sabe.
Instituíram o Robô "Troca-Pneu" como equipamento obrigatório de todos os carros...
A Lei do Já-Prá-Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do trabalho...
E, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês...
- TPM???
- Sim, TPM... A Temporada Provável de Mísseis... E quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear...
- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai...
- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas...

(Luis Fernando Verissímo)